Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

hEDGEpoint prevê demanda mais fraca em função da alta de juros; confira análise

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Sentimento em relação ao futuro da economia (portanto, a demanda por commodities) está ficando progressivamente mais fraco, avalia especialista

O aumento das taxas de juros tem historicamente incentivado os participantes do mercado a cortar suas posições compradas em futuros e opções. Este movimento é normalmente seguido por apostas de alta no dólar norte-americano. Para a hEDGEpoint Global Markets, o sentimento em relação à demanda por commodities está ficando progressivamente mais fraco em função do aumento da taxa de juros.

Em relatório publicado nesta semana, a companhia especializada em gestão de riscos e hedge de commodities avalia que os preços das matérias-primas são influenciados principalmente por seus balanços de oferta e demanda. No entanto, as taxas de juros também são relevantes — especialmente agora que os bancos centrais estão comprometidos em combater a inflação.

“A depender de quanto as autoridades monetárias comunicarem que devem continuar subindo os juros, pode haver a crença de que haverá uma recessão. Sob estas circunstâncias, a demanda por matérias-primas normalmente cai”

avalia o analista de Energia e Macroeconomia da hEDGEpoint, Heitor Paiva.

Paiva lembra que os preços das commodities são determinados no curto prazo pelos balanços de oferta e demanda destes ativos. No entanto, isto não significa que as taxas de juros não são relevantes. “Na verdade, elas são cruciais para este mercado por uma variedade de fatores”, indica.

image 190
image 191

As altas taxas de juros normalmente incentivam os especuladores a vender suas posições no mercado de commodities e a se exporem mais aos títulos do tesouro, acrescenta o especialista. Como resultado, as condições financeiras e os preços das commodities são negativamente correlacionados.

Confira aqui o relatório completo

Leia mais  Veja o que dizem especialistas sobre alta dos juros americanos
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Juros dos EUA foram mantidos na faixa de 5,25% a 5,50%

Márcia Alves

Após um corte inesperado, títulos argentinos subiram quase 3%

Márcia Alves

B3: produtos ligados a juros batem recorde em 2023

Guia do Investidor

Quase 25% dos microempreendedores priorizam mais o valor do que juros

Guia do Investidor

Deixe seu comentário