Guia do Investidor
ibovespa
Notícias

Ibovespa negocia abaixo de P/L histórico. Está barato?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com cálculos do BTG Pactual (BPAC11), o múltiplo preço-lucro do Ibovespa para 12 meses à frente chegou a 11x. Portanto, abaixo de sua média histórica de 12,8x e ainda um dos níveis mais baixos desde o início da pandemia de Covid-19. Dessa forma, os cálculos do banco – que excluem Vale e Petrobras do índice – indicam que a bolsa brasileira está oversold, isto é, que o mercado está precificando revisões para baixo no lucro das empresas.

Além disso, o earnings yield — o prêmio em manter ações —, medido pelo inverso do P/L menos os juros de 10 anos, está em 4,2. Portanto, mais de um desvio-padrão acima da média histórica. Mesmo com a queda de 7% no mês, o prêmio não subiu demasiado em setembro, graças a elevação da taxa de juros.

Leia mais  Engrenou: Ibovespa fecha em alta de 1,10% aos 114 mil pontos

Quando falamos de retorno acumulado, o Ibovespa acumula -7,5% no ano, principalmente devido aos setores imobiliário e varejista. Tais setores acumulam queda de, respectivamente, 28% e 22%. Contudo, os setores aeroespacial (Embraer) e do agronegócio performaram bem, crescendo 58% e 49% respectivamente.

De acordo com um analista gráfico ouvido pelo Brazil Journal, o suporte crítico de 107.200 – o fundo de maço e de 20 de setembro – ainda não foi testado.

“O mercado não reverteu para a tendência de alta ainda, mas tem dificuldade de continuar caindo. Quem vendeu lá em cima já começou a recomprar, e as vendas começam a ser absorvidas.”

disse o analista.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Resultado 4T23: COGNA (COGN3) – vale a pena ter suas ações?

Paola Rocha Schwartz

Ações da Petrobras e da Vale sofrem queda no Ibovespa

Márcia Alves

BTG Pactual (BPAC11) adquire 100% de participação da Signal Capital

Guia do Investidor

Ibovespa despenca arrastada por Petrobras (PETR4)

Guia do Investidor

Ibovespa cai levemente, pressionado por Vale e Petrobras

Guia do Investidor

Ibovespa recua; Embraer sobe com encomendas da American

Guia do Investidor