Guia do Investidor
Ibovespa
Notícias

Ibovespa abre em alta; IPCA avança 10,06% em 2021

O abriu em alta na manhã desta terça-feira, 11 de janeiro. Devido a sua grande concentração em commodities, o índice de brasileiro segue beneficiado pela alta de tal classe de . Além disso, o dia é positivo de modo geral, com bolsas também em alta no exterior, ajudando a manter o otimismo.

Contudo, logo pela manhã o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a relativa ao mês de dezembro. De acordo com o instituto o avançou 0,73% no mês. Portanto, o resultado veio bem acima das expectativas de consultados pela Refinitv, que projetavam alta de 0,65%. Dessa forma, a maior alta no mês contribuiu para uma inflação anual não somente acima do teto – que já era esperado – mas também acima das expectativas do . Isto é, em 2021 a inflação brasileira foi de 10,06%.

Conforme mostram os dados, a inflação brasileira foi pressionada principalmente pelo grupo Transportes, Habitação e Alimentação & Bebidas. Os três avançaram, respectivamente, 21,03%, 13,05% e 7,94% no ano, portanto, correspondem a 79% do IPCA do ano. Isto é, o principal grupo sofreu com os preços dos combustíveis, lembrando que a gasolina avançou 47% e o etanol, 62%, no ano. Além disso, o preço dos automóveis novos e usados contribuiu significativamente para o avanço.

“Esse aumento se explica pelo desarranjo na cadeia produtiva do setor automotivo. Houve uma retomada na demanda global que a oferta não conseguiu suprir, ocorrendo, por exemplo, atrasos nas entregas de peças e, as vezes do próprio automóvel.”

disse Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE.

Mesmo com a inflação acima do esperado, o Ibovespa sobe. Veja os destaques aqui.

TickerVariação
PetzPETZ35%
UsiminasUSIM54,42%
CSNCSAN33,09%
BTG PactualBPAC112,99%
MéliuzCASH32,85%
no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Refletindo na “chuva de resultados”, Ibovespa recupera os 110 mil pontos nesta manhã

Leonardo Bruno

Inflação acumulada em doze meses pode voltar para a casa de um dígito

Guia do Investidor

Fim da Euforia? Ibovespa volta a fechar no vermelho após 7 sessões em alta

Leonardo Bruno

Ibovespa segue disparando e bate os 111 mil pontos

Leonardo Bruno

De volta aos 110 mil pontos: Confira os destaques da Bolsa hoje

Leonardo Bruno

Com deflação e resultados no Radar, Ibovespa começa a flertar com os 110 mil pontos

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário