Guia do Investidor
ibovespa
Notícias

Mesmo em ano de eleição, Inter Research vê alta no Ibovespa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com pesquisa do Inter Research, as primeiras semanas do ano já podem ser um indicativo do desempenho da Bolsa brasileira no ano. Assim sendo, vale lembrar que o clima inicial de 2022 se pauta no tom mais hawkish do Federal Reserve, com uma possível elevação da taxa de juros ainda no primeiro trimestre. Contudo, mesmo assim o Ibovespa tem se mostrado firme, principalmente pelo bom desempenho das commodities.

Entretanto, para a research, este ano se inicia em meio a um ciclo contracionista. Dessa forma, com a elevação dos juros podemos ver uma migração dos recursos para os ativos de renda fixa.

“Contudo, ainda vemos espaço para recuperação da bolsa local, vislumbrando um patamar de 125 mil pontos para o fim do ano, uma vez que vemos os papéis negociados no mercado brasileiro demasiadamente descontados em virtude de uma maior percepção de risco já precificada.”

disseram os analistas.

Segundo a pesquisa dos analistas, há uma correlação positiva entre o retorno da primeira semana e o desempenho do Ibovespa ao longo do ano. De acordo com a pesquisa, em 20% das vezes, desde 1997, o índice cai no ano após registrar queda na primeira semana do ano.

Leia mais  Ibovespa volta a cair nesta quinta com questões fiscais preocupando investidores

Além disso, expandindo tal pesquisa para tentar compreender os efeitos das eleições no índice, os analistas do Inter Research informaram que houve queda na primeira semana do ano em 2 dos 6 anos de eleições presidenciais. Dessa forma, houve queda apenas em 1998 e 2014, o ano da reeleição de FHC e Dilma Rousseff.

“Resguardadas as semelhanças entre primeira semana negativa e ano de eleições presidenciais com possibilidade de reeleição, devemos incluir na conta o fato de termos um ano ainda sob efeitos de uma pandemia em nível global nunca vivenciado pela atual sociedade, marcado por um cenário de políticas monetárias expansionistas.”

destacaram.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Resultado 4T23: COGNA (COGN3) – vale a pena ter suas ações?

Paola Rocha Schwartz

Ações da Petrobras e da Vale sofrem queda no Ibovespa

Márcia Alves

Ibovespa despenca arrastada por Petrobras (PETR4)

Guia do Investidor

Ibovespa cai levemente, pressionado por Vale e Petrobras

Guia do Investidor

Ibovespa recua; Embraer sobe com encomendas da American

Guia do Investidor

Veja as 10 ações que mais valorizaram em fevereiro

Mateus Sousa

Deixe seu comentário