Guia do Investidor
ibovespa lula
Notícias

Ibovespa afunda 3,8% e dólar dispara com “efeito Lula”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Ibovespa, que já operava em queda, cai 3,8% por volta das 17h35 com pessimismo sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. O ministro decidiu anular todos os processos contra Lula na Lava-Jato. Dessa forma, com a decisão o ex-presidente da República volta a ser elegível à presidência. Além disso, o dólar dispara cerca de 2,3%.

É claro que a decisão é apenas liminar, contudo, já valem a partir de agora e irão ao Supremo. Assim sendo, os casos passarão por análise da Justiça Federal de Brasília, e não mais pela do Paraná.

O caso de Lula

Em novembro do ano passado houve um pedido de habeas corpus de Lula. De acordo com Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente, Fachin atendeu a esse pedido. Dessa forma, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e também das doações do Instituto Lula.

“Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal”

diz um uma divulgada pelo gabinete do ministro.

Portanto, os processos contra Lula agora passarão por avaliação da Justiça Federal do Distrito Federal. Assim sendo, ela irá dizer se os atos nos processos serão ou não validados e reaproveitados.

“Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”

diz texto de nota à imprensa também do gabinete do ministro.

Por fim, vale destacar que a eleição de 2022 é de extrema importância para sabermos o que acontecerá com nossa economia. Hoje, enfrentamos dois problemas graves que são a alta dívida pública e a pandemia de Covid-19 aumentando ainda mais os gastos públicos.

Caso queira ver os resultados do quarto trimestre das empresas da bolsa clique aqui.

Leia mais  Ibovespa volta a flertar com os 100 mil pontos: confira os destaques do mercado
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad afirma que Lula controlará investimentos na Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Paola Rocha Schwartz

Governo Lula afasta bilhões em capital estrangeiro da bolsa

Paola Rocha Schwartz

Lula: Datafolha aponta piora na economia, desemprego e inflação

Márcia Alves

Governo indica secretário da Fazenda ao conselho da Petrobras

Paola Rocha Schwartz

1 comentário

Lio Wilson 08/03/2021 at 20:32

O “EFEITO LULA” não derrubou a bolsa. Quem derrubou a bolsa foi o “EFEITO BOLSONARO” que jogou o país no lockdown novamente, e se esse insano continuar assim vai afundar a bolsa mais ainda. Colocou aposentados militares para tomar conta do que não conhecem, como petróleo, saúde, justiça e vocês estão falando de “EFEITO LULA?” Até porque a decisão de Fachin pode cair. Eu credito que perdi bastante hoje na bolsa por causa das atitudes insanas do governo, que inclusive vai quebrar pequenas e médias empresas ainda mais do que já quebrou. Tenha paciência, dizer que foi o efeito Lula. Que é isso. Façam pressão pelas vacinas e para que o ESTADO tome atitudes coercitivas mais duras para punir os irresponsáveis que promovem aglomerações e espalham mais vírus. A decisão do Fachin foi para ajudar o Moro.

Responder

Deixe seu comentário