Guia do Investidor
pexels photo 6802042
Notícias

Ibovespa cede e dólar sobe nesta terça; confira destaques da bolsa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Estamos chegando ao fim de mais um pregão na bolsa de valores e, com ele, temos o parecer geral dos principais destaques do mercado! Confira agora as movimentações mais importantes do dia, e tudo que pode afetar seus investimentos!

Ibovespa cede a pressão internacional

O Ibovespa não conseguiu manter vantagem sobre o mercado internacional e zerou os ganhos vistos mais cedo, com a pressão negativa de Nova York. Lá fora, o humor dos investidores piorou após o dado de inflação ao produtor nos Estados Unidos, que veio acima do esperado. Com a semana marcada por reuniões dos Bancos Centrais pelo mundo, os investidores querem saber se medidas de estímulos adotadas ao longo da pandemia serão mantidas ou não, e assumem uma postura mais cautelosa diante dos indicadores econômicos.

Leia mais  Ex-chefe do FED cotada para Tesouro impulsiona bolsas

O Departamento de Trabalho dos EUA informou que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) avançou 0,8% em novembro na comparação com outubro, enquanto o consenso de mercado estimava uma variação positiva de 0,5%. No acumulado de doze meses, o índice acumula alta de 9,6%, a maior em onze anos.

Os investidores temem que o dado possa ter impacto na decisão do Comitê de Mercado Aberto do Banco Central dos Estados Unidos (Fomc, na sigla em inglês), que se reúne a partir de hoje. Não há previsão de alta de juros no encontro desta semana, porém os investidores aguardam o comunicado da autoridade monetária, que pode sinalizar uma retirada de estímulos mais rápida da economia americana. O Federal Reserve já diminuiu a compra mensal de títulos públicos (tapering), prática que adotou ao longo da pandemia da Covid-19.

Dólar volta a subir

dólar recuperou completamente perdas registradas durante a sessão e fechou em alta contra o real pelo quarto pregão consecutivo nesta terça-feira, refletindo força da divisa norte-americana no exterior e manutenção da nota de crédito soberano do Brasil em “BB-” pela Fitch, com perspectiva negativa.

Depois de chegar a cair quase 1% na mínima do dia, a 5,6188 reais, o dólar recuperou terreno e encerrou o pregão em alta de 0,37%, a 5,6955, maior patamar desde 13 abril deste ano.

Leia mais  Bolsa Brasileira fecha em alta mesmo com Guerra em Israel

Na B3 (B3SA3), às 17:02 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,28%, a 5,7165 reais.

Bitcoin continua decolando

Se existe pressão e medo nos mercados internacionais, o “hedge” favorito dos investidores logo dá as caras. A principal criptomoeda do mundo voltou a fechar em alta nesta terça-feira.

image 35
Fonte: Google Finance.

Principais altas

Por fim, confira na tabela abaixo as principais altas da bolsa nesta terça:

Empresa Valorização (%)
MRFG3 6,52
JBSS3 5,09
BRFS3 3,73
RAIL3 2,7
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Milei quer demitir 70 mil funcionários públicos

Rodrigo Mahbub Santana

Ação da Multi (MLSA3) dispara mesmo após prejuízo

Rodrigo Mahbub Santana

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

Bitcoin dispara e volta a valer US$ 70 mil

Márcia Alves

Resultado 4T23: COGNA (COGN3) – vale a pena ter suas ações?

Paola Rocha Schwartz

Ações da Petrobras e da Vale sofrem queda no Ibovespa

Márcia Alves