Guia do Investidor
Ibovespa
Notícias

Ibovespa abre em alta em dia de votação da PEC dos Precatórios

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Ibovespa abriu em alta nesta terça-feira, com os investidores ainda de olho no andamento da PEC dos precatórios, o principal assunto do momento. Hoje, ocorre a votação dos destaques da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados. Isto é, os destaques são as mudanças propostas pelos partidos no texto aprovado em primeiro turno no plenário. Dessa forma, com a conclusão da votação, o texto deve ir ao segundo turno.

Assim sendo, vale lembrar que houve questionamentos sobre a primeira decisão foi houveram deputados votando remotamente. Além disso, na madrugada de hoje iniciou-se o julgamento da liminar de Rosa Weber, ministra do STF. A liminar suspende os pagamentos das emendas de relator ao Orçamentos, possivelmente impactando a votação da PEC.

Leia mais  Ibovespa despenca em meio a queda das ações da Vale e siderúrgicas

Vale destacar aqui o termo usado nos últimos dias: “Orçamento secreto”. Acontece que, diferentemente das emedas individuais, tais emendas não seguem critérios específicos e apenas beneficiam alguns parlamentares, por meio de acordos informais com o governo. Por isso o termo. Assim sendo, Weber suspendeu as emendas relativa a 2021 e pontuou que o governo e o Congresso adotem medidas de transparência para a execução dos recursos do Orçamento de 2019 e 2020.

Por fim, observa-se uma mudança da postura do mercado quanto à PEC. Afinal, quando a mesma surgiu como proposta do governo, economistas e analistas de mercado receberam-na mal. Afinal, a PEC era vista como uma forma de postergar uma dívida para abrir espaço no Orçamento, então não seria – e continua não sendo – uma verdadeira abertura. Contudo, sem a PEC o governo teria de pôr em prática um outro plano para financiar o Auxílio Brasil, podendo até mesmo furar o Teto de Gastos. Portanto, hoje o mercado espera uma aprovação da PEC.

Os destaques do Ibovespa

Empresa Ticker Variação
Magazine Luiza MGLU3 7,71%
Via VIIA3 3,97%
Petz PETZ3 3,47%
Banco do Brasil BBAS3 3,09%
Eztec EZTC3 3,04%
Leia mais  Com bancos se recuperando do "efeito Americanas", Ibovespa engata leve alta nesta 3ªF
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Milei quer demitir 70 mil funcionários públicos

Rodrigo Mahbub Santana

Ação da Multi (MLSA3) dispara mesmo após prejuízo

Rodrigo Mahbub Santana

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

Resultado 4T23: COGNA (COGN3) – vale a pena ter suas ações?

Paola Rocha Schwartz

Ações da Petrobras e da Vale sofrem queda no Ibovespa

Márcia Alves

Klabin divulga lista de indicações para conselho de administração

Rodrigo Mahbub Santana