Guia do Investidor
Ibovespa abre em alta novamente
Notícias

Ibovespa opera em alta mesmo com preocupações sobre nova variante

O iniciou o pregão desta segunda-feira em alta, seguindo os índices globais após uma semana difícil. Contudo, as preocupações acerca da variante Ômicron forçam os a pôr o pé no freio devido aos riscos de novos lockdowns. Dessa forma, evitando a proliferação do vírus, alguns países começam a proibir a entrada de estrangeiros, ao passo que os casos aumentam.

De acordo com a equipe econômica da XP, os governos de todo o mundo possuem hoje uma fraca capacidade política para implementar novas medidas restritivas fortes como as de 2020. Contudo, a questão é outro quando se fala em restrições de viagens internacionais, o que de fato de ocorrer.

“A capacidade dos governos de influenciar o comportamento da sociedade agora provavelmente será na frente de vacinação – por exemplo, governos que tomam decisões para restringir a mobilidade de indivíduos não vacinados.”

disse a equipe em relatório.

Além disso, o Banco Central divulgou hoje mais um relatório Focus com as expectativas do para as principais variáveis macroeconômicas. Conforme mostra o relatório, a mediana das expectativas para o IPCA cresceu pela 34ª semana consecutiva, indo a 10,15% ao final de 2021. Ademais, pela 7ª semana as projeções para o crescimento da atividade econômica caíram, indo a 4,78% ante 4,80% da semana passada. Entretanto, câmbio e Selic se mantiveram estáveis em, respectivamente, R$ 5,50 e 9,25%.

“Como era esperado, a mediana das projeções dos economistas no Relatório Focus para o IPCA de 2022 bate no teto da meta em 5%. Não foi uma novidade, afinal já é consenso no mercado que teremos pressões difusas no índice no ano que vem.”

disse o economista-chefe da Necton, André Perfeito.

Os mercados agora

Na Europa, mesmo com a variante Ômicron, os índices de sobem. Os principais destaques são o FTSE 100, de Londres, que sobe cerca de 1,30%; o CAC 40, de Paris, que avança na mesma base; e o Euro Stoxx 600, que sobe cerca de 1,20%. Além disso, o DAX, de Frankfurt, avança próximo aos 0,70%. O avança fortemente nesta manhã, chegando a uma alta de cerca de 5%. Confira agora os destaques do Ibovespa.

EmpresaTickerVariação
UsiminasUSIM55,89%
PetroRioPRIO35,01%
BraskemBRKM54,33%
MéliuzCASH33,77%
CSNCSNA33,59%
Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Refletindo na “chuva de resultados”, Ibovespa recupera os 110 mil pontos nesta manhã

Leonardo Bruno

Fim da Euforia? Ibovespa volta a fechar no vermelho após 7 sessões em alta

Leonardo Bruno

Ibovespa segue disparando e bate os 111 mil pontos

Leonardo Bruno

De volta aos 110 mil pontos: Confira os destaques da Bolsa hoje

Leonardo Bruno

Com deflação e resultados no Radar, Ibovespa começa a flertar com os 110 mil pontos

Leonardo Bruno

Em dia histórico de deflação, Ibovespa testa 109 mil pontos

Leonardo Bruno