Guia do Investidor
ibovespa
Notícias

Ibovespa cai; IBC-Br mostra queda de 0,27% na economia brasileira

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Ibovespa segue em baixa na manhã desta terça-feira, 16, devido aos números não muito positivos para a economia brasileira. De acordo com dados do Banco Central, o PIB brasileiro caiu 0,27% em setembro ante agosto desse ano. A queda no IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) veio abaixo das expectativas — queda de 0,30% — mas ainda sim é um resultado negativo.

Além disso, segundo o último Focus, as expectativas do mercado para os principais indicadores macroeconômicos só pioram. Isto é, para a inflação, a mediana das expectativas saiu de 9,33% da semana passada para os atuais 9,77%. Ademais, houve avanço também para o IPCA de 2022, saindo de 4,63% para 4,79%. Em relação ao PIB, as projeções caíram mais uma vez, saindo de 4,93% para 4,88% em 2021, e de 1% para 0,93% em 2022.

Leia mais  Projeto retoma taxação de rendimentos de offshores em paraísos fiscais

Ademais, o mercado se mantém atento aos desdobramentos da PEC dos precatórios, que deve ser votada na semana que vem. Em relação ao Jair Bolsonaro e sua filiação ao PL (Partido Liberal), o presidente informou que em um prazo de duas a três semanas haverá uma decisão. Além disso, o presidente da república falou sobre a PEC, pontuando que a abertura no Orçamento poderia servir para reajustar servidores federais.

Partindo para o cenário internacional, ontem o presidente dos EUA Joe Biden assinou a lei que estabelece o pacote de infraestrutura de US$ 1 trilhão. Além disso, Biden se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, marcando um encontro entre as duas maiores rivais da economia global.

Confira agora as principais altas do Ibovespa.

Empresa Ticker Variação
Pão de Açúcar PCAR3 4,30%
Braskem BRKM5 1,98%
Suzano SUZB3 1,93%
Vibra VBBR3 1,58%
Energisa ENGI11 1,36%

Gostaria de conferir os resultados corporativos referentes ao terceiro trimestre deste ano? Então clique aqui e os confira.

Leia mais  Intenção de consumo dos brasileiros aumenta 3,1% em abril
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas

Agência Brasil

Agro crescerá deverá crescer menos em 2024, diz BC

Agência Brasil

Milei quer demitir 70 mil funcionários públicos

Rodrigo Mahbub Santana

Ação da Multi (MLSA3) dispara mesmo após prejuízo

Rodrigo Mahbub Santana

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

Taxa de desemprego sobe para 7,8% em fevereiro

Agência Brasil