O Ibovespa opera em queda na manhã desta quinta-feira, após a reunião do Copom trazer uma Selic em 7,75% ao ano. De acordo com alguns analistas de mercado, as expectativas para essa elevação eram maiores dado as recentes complicações no ponto de vista fiscal.
Além disso, o Banco Central informou que houve uma deterioração no balanço de risco e, provavelmente, haverá uma elevação de mesma magnitude na próxima reunião do Copom, em dezembro deste ano. Dessa forma, a taxa Selic pode terminar o ano em 9,25%.
“O Comitê [de Política Monetária] também reconheceu que a perspectiva global está se tornando menos favorável para os mercados emergentes. Em nossa avaliação, a decisão é consistente com nosso cenário de uma taxa Selic terminal em 11%.”
disse a XP em relatório.
Ademais, outro ponto importante é a discussão da PEC dos precatórios. A PEC, ou Proposta de Emenda a Constituição, prevê uma limitação do pagamento dos precatórios. Dessa forma, haveria uma abertura no Orçamento para financiar parte do Auxílio Brasil – que substituirá o Bolsa Família. De acordo com o Governo, o pagamento deve começar ainda em dezembro e exatamente por isso há pressa para aprovar a PEC.
Em relação aos Estados Unidos, hoje saiu o PIB do terceiro trimestre, que apresentou crescimento de 2%. Contudo, o resultado veio abaixo das expectativas dos economistas do mercado, que esperava, alta de 2,7%. Dessa forma, houve uma desaceleração em relação ao segundo trimestre do ano, quando o PIB avançou 6,7%.
Mesmo assim, as bolsas norte-americanas avançam, com destaque para o índice S&P 500, com ganhos na ordem de 0,60%. O clima também é positivo na Europa. Confira agora os destaques do Ibovespa.
LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio
Nossas redes: