Guia do Investidor
ibovespa
Notícias

Ibovespa abre em alta, bancos e empresas de commodities sobem

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Ibovespa abriu em alta no primeiro pregão de 2022, seguindo a maior parte dos índices mundiais. Alguns mercados, contudo, permanecem fechados devido ao feriado de ano novo, como do Reino Unido, do Japão e da China continental.

Hoje tivemos a divulgação dos PMI industriais calculados pelo IHS Markit. De acordo com os dados, a leitura foi positiva. Na Europa, por exemplo, o índice ficou em 58, mostrando tendência expansionista no setor. Além disso, falando mais especificamente de alguns países, Itália e França tiveram leituras acima das projeções. Contudo, na Alemanha o índice veio pouco abaixo, em 57,4. No Brasil a leitura mostrou 49,8 – abaixo de 50 e mostrando contração.

“Esses números vieram um pouco melhor do que o esperado, apesar da variante Ômicron. Mesmo com a variante nova, o que vemos é que cada vez que temos uma nova variante as pessoas aprendem a lidar com ela e o efeito das eventuais medidas é cada vez menor. Isso ajuda a impulsionar os mercados.”

disse o CEO da Ohm Research, Roberto Attuch.

Voltando ao Brasil, hoje o Banco Central divulgou mais um relatório Focus, trazendo as expectativas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas. De acordo com o relatório, os economistas de mercado esperam uma inflação de 10,01% para 2021. Portanto, o percentual mostra a quarta queda consecutiva nas projeções. Para 2022 a previsão ainda é de 5,03%.

Leia mais  PIB estável? Dólar cai - Ibovespa fecha em queda

Entretanto, falando de PIB, os economistas revisaram para baixa pela décima segunda semana consecutiva suas projeções. Assim sendo, agora eles esperam um crescimento de 4,50% em 2021. Para 2022 também houve uma queda, e a mediana aponta um crescimento de 0,36%.

O Ibovespa operava em leve queda às 11h26. Veja os destaques.

Empresa Ticker Variação
Itaú ITUB4 1,91%
Bradesco BBDC3 1,85%
Gerdau GGBR4 1,80%
Vale VALE3 1,80%
Banco do Brasil BBAS3 1,59%
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bancos funcionarão neste feriado de sexta-feira da paixão (29)?

Fernando Américo

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

Resultado 4T23: COGNA (COGN3) – vale a pena ter suas ações?

Paola Rocha Schwartz

Ações da Petrobras e da Vale sofrem queda no Ibovespa

Márcia Alves

Ibovespa despenca arrastada por Petrobras (PETR4)

Guia do Investidor

Ibovespa cai levemente, pressionado por Vale e Petrobras

Guia do Investidor

Deixe seu comentário