Guia do Investidor
Cielo 1
Notícias

Vendas no Varejo recuam 10,1% em Março, aponta Índice Cielo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nesta sexta-feira, 16, a Cielo (CIEL3) apresentou a performance de vendas do Varejo no mês de março, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).

Em suma, o ICVA conta com uma base de dados de 1,4 milhão de varejistas credenciados, englobando desde pequenos lojistas até varejistas de grande porte de 18 setores diferentes. Acompanhe os destaques do relatório.

Desempenho do varejo em março

Primeiramente, as vendas no Varejo no mês de março caíram 10,1%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Caso se considere os valores nominais, visto que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA registrou uma retração de 0,3%. Confira o gráfico representando esses dados:

Índice Cielo Varejo Março
ICVA de março de 2021: Vendas do varejo sem ajustes de calendário (Fonte: Cielo RI).

Todavia, vale dizer que os dados comparados acima sofreram um efeito de calendário decorrente da semana Pré-Páscoa e troca de dias de feriado.

Sem este efeito, a queda nas vendas seria ainda maior. As vendas no varejo com a inflação já descontada, por exemplo, chegariam a uma queda de 11,6%. Se colocado em termos nominais, por sua vez, o resultado seria uma retração de 2,0%. Veja o gráfico a seguir:

Índice Cielo Varejo Março
ICVA de março de 2021: Vendas do varejo com ajustes de calendário (Fonte: Cielo RI).

ICVA: desempenho por setor e região

De acordo com o relatório, o desempenho do varejo levando em consideração o recorte em três grandes grupos é o seguinte:

  • Bens Duráveis e Semiduráveis: o segmento que mais colaborou para a aceleração foi Móveis, Eletro e Lojas de Departamento, enquanto o setor de Vestuário sofreu a maior desaceleração.
  • Serviços: o segmento que mais contribuiu para a aceleração foi Transporte e Turismo, por outro lado o setor de Bares e Restaurantes apresentou a maior desaceleração.
  • Bens Não Duráveis: o segmento de Supermercados e Hipermercados foi o que mais contribuiu para a desaceleração, enquanto Postos de Combustíveis contribuiu para a aceleração.

Em suma, todos esses grupos de setores, chamados de “macrossetores”, registraram aceleração, exceto o bloco de Bens Não Duráveis.

Observando por regiões do país, todas apresentaram queda no índice, com exceção para a região Norte, que teve alta de 0,5%. Dessa forma, a maior queda no ICVA de março ocorreu na região Nordeste (-11,1%), seguida das regiões Sudeste (-10,9%), Sul (-9,7%), e Centro-Oeste (-9,4%).

“Completamos um ano de pandemia no Brasil com seus efeitos ainda refletidos no comportamento do Varejo. Apesar da aceleração do índice, quando comparado aos meses anteriores , esse resultado não necessariamente está relacionado a uma melhora no Varejo, visto que, a partir de março/21, os meses usados como base de comparação também foram impactados pela pandemia.”

Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cielo (CIEL3) suspende fechamento de capital em Bolsa

Mateus Sousa

Cielo: Gestoras propõem OPA em torno de R$ 8 por Ação

Mateus Sousa

Ainda vale a pena comprar Cielo com risco de “fechamento de capital”?

Leonardo Bruno

O fim? BB e Bradesco fazem oferta para “tirar” Cielo (CIEL3) da Bolsa

Leonardo Bruno

Cielo lidera em alta; Magazine Luiza tem queda

Guia do Investidor

Vem mais mudanças? Cielo anuncia renuncia em seu conselho de administração

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário