Guia do Investidor
imoveis de luxo curitiba Gerson Klaina4 970x550 1
Notícias

IGP-M ou IPCA: Qual o melhor índice na hora de reajustar o aluguel?

Imovelweb explica a diferença entre os dois indexadores e dá dicas de como não ficar refém de movimentações abruptas do

Com o IPCA mais alto que o IGP-M, é normal surgirem dúvidas na hora de reajustar o valor do aluguel. Tiago Galdino, CFO do Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, mostra o quanto é importante entender a diferença entre os dois indexadores antes de tomar qualquer decisão precipitada.

O executivo explica que o é um indicador muito mais volátil que o , já que está conectado ao dólar, deixando o valor do aluguel refém de qualquer impacto que possa ocorrer no mercado.

“Claro que a alta do IPCA chama atenção, mas é importante lembrar que se acontecer qualquer movimentação na internacional, temos efeito direto no IGP-M, fazendo com que varie mais. Logo, se o consumidor assumiu um contrato de 12 meses de aluguel, não conseguirá negociar durante esse período”

afirma o CFO.

Assim, na hora de escolher um indexador, Galdino recomenda o IPCA, que historicamente é mais estável e tende a ser mais baixo que o IGP-M. Além disso, ele indica negociar as taxas diretamente com o proprietário do imóvel.

“Sabemos que, em situações difíceis, o proprietário tende a querer uma estabilidade no contrato, principalmente se o inquilino estiver pagando em dia. Muitos, para não ter que mudar o contrato, negociam o valor independentemente de qual seja o indexador”.

Para o CFO do Imovelweb, esse momento de IPCA acima do IGP-M é passageiro e, a qualquer movimento do mercado, voltará a ficar mais baixo.

“Por isso, sugerimos cautela na hora de renovar o contrato para que ninguém fique refém de movimentações abruptas do mercado”

complementa.

Nossas redes:

Leia mais

Inflação: o pior já aconteceu ou ainda pode piorar?

Leonardo Bruno

IGP-M desacelera a 0,52% em maio; Especialistas comentam o assunto

Guia do Investidor

IGP-M varia 0,52% em maio

Guia do Investidor

Inflação ao consumidor amplo em Maio bate maior valor desde 2016

Leonardo Bruno

IPCA de abril é o mais elevado para o mês desde 1996

Guia do Investidor

Inflação do 1º tri deve ser a maior dos últimos sete anos, afirmam economistas da ANBIMA

Victor Rodrigues

Deixe seu comentário