O pensamento brasileiro favorável a compra de imóveis é realidade, principalmente como fontes de investimentos. Entretanto, especialistas em investimentos não recomendam a opção, e sim a busca por outras com mais variedade e menos riscos.
Assim sendo, podemos pontuar os altos custos caso o imóvel fique parado por muito tempo como um problema. Além disso, a falta de diversificação – pois seu dinheiro está concentrado em um ou alguns imóveis – também pesa. Todavia, não quer dizer que o mercado imobiliário seja uma opção descartável.
Dessa forma, podemos destacar os fundos de investimento imobiliários (FII) como uma alternativa para lucrar com o setor. Por meio desse produto, o aporte é diversificado entre vários imóveis, diluindo o risco.
De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as vendas no setor saltaram 23,7% no 3t20.
Que a taxa básica de juros – a Selic – baixa favorece o mercado nós já sabemos. Todavia, será que isso é suficiente para justificar investimentos em imóveis físicos? De acordo com George Sales, professor de finanças do Ibmec, mesmo a Selic baixa não compensa os riscos do investimento.
“Ao fazer a compra direta, você não tem como diversificar. A não ser que surja uma grande oportunidade única. Neste caso, pode valer a pena caso seja algo muito abaixo do preço de mercado.”
afirma Sales.
Os fundos imobiliários
Em 2020, os fundos imobiliários ultrapassaram a marca histórica de 1 milhão de investidores pessoa física na B3 (B3SA3). Portanto, mostra a grande popularização do produto no mercado financeiro nacional.
“Os fundos chamam a atenção por estarem ligados a bens reais, fazem parte de uma estrutura que ainda não é cobrado imposto e apresenta percepção de longo prazo.”
afirma Roberto Patiño, diretor de Integrated Portfolio Service na consultoria imobiliária JLL.
Além disso, o crescimento já era notável desde 2018, quando o número de contas em fundos imobiliários saiu de 208 mil para 645 mil.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: