Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Imposto de Renda 2022: Devo declarar meu sistema fotovoltaico?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Neste mês, termina o prazo para entrega do Imposto de Renda 2022 direcionado à pessoa física (IRPF). Todo brasileiro não isento deve efetuar a declaração anual até 29 de abril de 2022, data limite estabelecida pela Receita Federal.

São obrigados a declarar todos os cidadãos que tiveram rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a 28.559,70 reais ou quem possuir um imóvel de valor não inferior a 300 mil reais, independente do rendimento total no período.

Diante desse contexto e do crescimento do mercado de energia solar registrado no Brasil nos últimos anos, uma dúvida que pode surgir é: devo declarar o meu sistema fotovoltaico? Se sim, como devo proceder?

De acordo com Iasmym Jorge, gerente comercial da fintech Meu Financiamento Solar, a resposta é sim, pois um sistema fotovoltaico se enquadra como uma reforma e benfeitoria no imóvel.

Adicionar o valor do sistema fotovoltaico instalado é importante. Essa adição, por ser uma reforma e benfeitoria comprovada (com nota fiscal do equipamento e da instalação), aumentará o valor declarado do imóvel. Como consequência positiva, reduzirá a base de cálculo do imposto sobre ganho de capital em uma possível venda do imóvel”, explica a executiva.

Como Funciona?

Um sistema de Geração Distribuída (GD) solar valoriza o imóvel. Ao declarar a benfeitoria, a diferença entre o custo de aquisição e de venda é diminuída, e o imposto calculado sobre esse ganho de capital fica menor.

Leia mais  IR 2023 - Descubra em qual lote você receberá a restituição

Para realizar a declaração, primeiramente, é necessário comprovar a instalação por documentação, incluindo notas fiscais, recibos do equipamento e também da instalação. Dito isso, é necessário preencher a ficha “Bens e Direitos”, selecionando o imóvel que recebeu o sistema fotovoltaico.

Se a aquisição do imóvel e do sistema foram feitas no mesmo ano fiscal, precisará inserir dois lançamentos: o primeiro do imóvel adquirido e segundo do valor total da reforma (que pode incluir o sistema fotovoltaico).

Entretanto, se a aquisição do imóvel foi realizada no ano fiscal anterior, será necessário inserir apenas um lançamento: o de valor total da reforma (que pode incluir o sistema fotovoltaico).

No campo “Discriminação”, devem ser detalhados a compra do imóvel, informando o preço de aquisição e o investimento em energia solar para justificar a valorização.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Receita Federal aponta crescimento de 496% no número de empresas que negociaram criptomoedas em 2022
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Rodrigo Mahbub Santana

Receita abriu consulta ao lote residual de restituição do IR

Márcia Alves

Congresso e Governo avaliam taxar importações até US$ 50

Rodrigo Mahbub Santana

Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda?

Guia do Investidor

Prazo para Declaração Anual do MEI se aproxima do fim

Guia do Investidor

Novas metas fiscais podem ser descumpridas

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário