Guia do Investidor
Independencia financeira as mentiras que contam por ai 600p
Educação financeira

Independência financeira: as mentiras que contam por aí

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Inquestionavelmente a famosa frase de Warren Buffet que diz que: “se não encontrarmos uma forma de ganhar dinheiro enquanto dormimos, com certeza teremos que trabalhar até morrer”, é a mais pura verdade.

Dito isso, vamos falar neste artigo sobre os mitos e mentiras que somos levados a acreditar. Muitas das vezes por não aprendermos educação financeira enquanto crianças e acreditarmos que dinheiro é só para quem merece. 

Ou, em alguns casos, para quem trabalhou muito para conquistar sua liberdade financeira. Contudo, existem outros mitos que nos contam quando crianças que acabamos levando para a nossa vida. Nos impedindo de nos tornarmos livres financeiramente.

Então, vamos ao que interessa, veja se você se encaixa em algum padrão de não riqueza e troque seu mindset. Dessa forma, se você realmente quiser poderá alcançar a tão sonhada liberdade, para sempre.

Primeiro mito

Não acredite em quem diga que a independência financeira depende de quanto a pessoa ganhe, isso não é real. Uma vez que o dinheiro só rende quando guardamos. Independentemente de quanto seja, uma hora vai ser o bastante.

Logo, quando tive o suficiente faca bons investimentos e principalmente faça uso do juros compostos. Para quem não sabe como utilizar os juros compostos usaremos uma figura de retórica.

Então, pense nos juros do seu cartão de crédito caso você comece a pagar o mínimo da fatura. Isso são juros compostos, a bola de neve que se transforma um valor irrisório muitas vezes.

Assim, para poder usufruir da mágica dos juros compostos, guarde mais do que ganha e faça bons aportes em ações. De preferência as que pagam dividendos, dessa forma seu capital crescerá e em alguns anos sua liberdade chegará.

Segundo mito

Gastar mais do que ganha e esbanjar, muitas pessoas têm conhecidos que fazem isso, nunca tem dinheiro e sempre ostentando. Então, para ficar claro a ideia de quem tem dinheiro tem que mostrar vamos falar de Steve Jobs.

O fundador da Apple sempre usava a mesma roupa, mesma cor de calça, mesma cor de blusa, mesmo estilo de sapato. Não que ele não tivesse dinheiro para comprar outras roupas, mas porque os milionários geralmente não precisam ostentar.

O legal é ser milionário e não parecer milionário! Lembre-se disso quando for comprar algo caro e que pagará prestações para isso. Não que você não tenha direito, contudo quando você faz dívidas sobra menos para investir. Só compre quando tiver todo o valor em mãos.

Terceiro mito

Para investir a pessoa precisa de muito estudo e tempo para ficar na frente do computador. Outro mito que precisa ser derrubado! Um dos princípios básicos do investidor é sempre gastar menos do que ganha, investir o saldo e repetir novamente.

Contudo, para iniciar o investimento basta um pouco de curiosidade e leitura para que se comece. Por não aprendermos investir desde cedo o mito se perpetua, temos que mudar essa ideia se quisermos nossa liberdade financeira.

Quarto mito

Para ficar rico tem que se ter muito dinheiro para investir, mais uma mentira que contam por aí. Mentira pois existem vários tipos de investimento para variados tipos de bolsos.

Por exemplo com menos de R$ 50 pode-se investir em tesouro direto, ou comprar ações de boas empresas. Como dito anteriormente, basta um pouco de curiosidade e estudo para iniciar o caminho para a liberdade.

Quinto mito

O pior dos mitos, leia-se a reforma da previdência, alguém cuidará de você quando se aposentar. Em média apenas cerca de 1% da população brasileira está vivendo a liberdade financeira.

Acredite, o valor de aposentadoria do INSS não conseguirá manter sua liberdade. E das duas uma, ou você continuar trabalhando ou terá que depender de parentes.

Então, a dica é iniciar o quanto antes seus investimentos, mantendo em mente que a longo prazo o retorno chega. Mantenha seus aportes frequentes e nunca gaste mais que ganha, somente assim o alicerce para uma rentabilidade sólida pode acontecer.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ações da NVIDIA: vale a pena comprar após forte alta?

Mateus Sousa

XP atribui à TIM Brasil (TIMS3) maior preço-alvo

Mateus Sousa

Vendas da Braskem caem 9% no 4T23

Mateus Sousa

Pedro Novellino: o investidor de criptomoedas que comprou 11% da Gafisa

Arthur Piassetta

Quase 25% dos microempreendedores priorizam mais o valor do que juros

Guia do Investidor

Volatilidade e preços, como proteger sua rentabilidade?

Autor Convidado

Deixe seu comentário