Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Indicador Ipea registra queda nos investimentos em janeiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira (21/3), registrou queda de 0,4% na comparação entre janeiro de 2022 e dezembro de 2021, na série com ajuste sazonal.

Com esse resultado, o trimestre móvel finalizado em janeiro deste ano fechou com alta de 1,4%. Em relação ao mesmo período de 2020, em janeiro, verificou-se queda de 5,5% nos investimentos totais, enquanto o trimestre móvel fechou com queda de 1,8%.

A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. A evolução da FBCF e de seus componentes pode ser visualizada na tabela abaixo:

image 149
Fonte: Ipea.
Elaboração: Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea.
Notas:
¹Sazonalmente ajustado pelo Ipea (método X-13).
²Trimestre terminado no mês de referência da divulgação.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos apresentou recuo de 4,7% em janeiro e encerrou o trimestre com alta de 0,4%.

Enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno caiu 4,9% em janeiro, as importações diminuíram 12,5% no mesmo período.

Leia mais  Ipea mantém previsão de 1,1% para crescimento do PIB em 2022

Com isso, as importações cresceram 5,5%% no trimestre móvel, enquanto a produção nacional, por sua vez, encerrou o período com uma queda de 0,5%. No acumulado em 12 meses, o investimento em máquinas e equipamentos teve aumento de 22,4%.

Os investimentos em construção civil avançaram em janeiro na série dessazonalizada, com alta de 2,9%. Com esse resultado, o setor fechou o trimestre móvel com queda de 1,4% e no resultado acumulado em 12 meses o crescimento foi de 12,3%.

Em comparação com o mesmo período de 2020, verificou-se um desempenho heterogêneo em seus componentes. Enquanto o componente máquinas e equipamentos recuou para um patamar 19,1%, inferior a janeiro de 2021, a construção cresceu 3,3%. Na comparação trimestral, os resultados foram similares.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Investimentos no Brasil disparam: Retomada em V
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ipea prevê crescimento de 1,8% para o PIB em 2022

Guia do Investidor

Indicador Ipea registra alta de 0,9% na demanda por bens industriais em abril

Guia do Investidor

Desemprego chega a 9,4% em abril, menor patamar desde outubro de 2015

Guia do Investidor

Indicador Ipea registra alta de 1,1% na demanda por bens industriais em março

Guia do Investidor

Indicador Ipea registra alta de 0,4% na demanda por bens industriais

Guia do Investidor

Aumento da inflação em março afetou todas as faixas de renda

Victor Rodrigues

Deixe seu comentário