Guia do Investidor
Indicador para PEBIT O que e capa
Guias

Indicador P/EBIT: O que é?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Como todo indicador de desempenho, a medição do P/EBIT serve para uma avaliação financeira e econômica da empresa. Bem como, a sua interpretação não serve para dados futuros e presente.  Por isso, o observe como uma fotografia da ação de uma companhia.

No Brasil o mesmo indicador também é nomeado como LAJIR. Há no mercado outros tipos de parâmetros para avaliar a empresa desejada. Mas, com o P/EBIT, o cliente terá evidências diferenciadas na hora de escolher a compra de ações.

Acerca do indicador de desempenho P/EBIT

A sigla EBIT, é de origem norte americano e significa lucro antes de juros e impostos sobre a renda. Com isso, através das operações realizadas pela atividade fim da empresa, será revelado o lucro durante certo período.

Por isso, a medição do desempenho P/EBIT na Bolsa de Valores, é cotar se certa ação está cara ou barata. Enfim, este preço estará intimamente ligado ao resultado do EBIT.

Qual é a importância do P/EBIT

O maior diferencial deste indicador econômico está no fato de saber detalhadamente o lucro real das atividades principais da empresa. Dessa maneira, o investidor estará observando e fazendo diagnóstico mais preciso de como anda a empresa.

Além do que, qualquer lucro vindo da venda de seus bens móveis ou imóveis não será contabilizado no P/EBIT. No entanto, sempre o veja como dados passados. Para este indicador, não é viável a projeção para dados futuros.

Leia mais  Como os maiores investidores da bolsa brasileira investem?

Também é interessante que o acionista pesquise referências do P/EBIT entre empresas do mesmo setor. Pois, a partir destas projeções, ficará por dentro de como anda o mercado no ramo de atividade da companhia.

Cálculo deste indicador econômico

Primeiramente, para se obter o preço da ação pelo P/EBIT, será importante o cálculo do EBIT.  Diante disso, teremos duas formas de se calcular este indicador econômico, quais sejam:

  • EBIT=Receita Líquida – Custos de despesas operacionais;
  • EBIT=Lucro Líquido + Juros + Impostos.

Para conhecer a porcentagem de sua margem, será necessária a seguinte operação: margem EBIT= EBIT dividido pela receita líquida. A saber, todas estas informações serão emitidas pelo Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).

De certo, é importante que o acionista da companhia tenha a curiosidade de analisar os DREs emitidos trimestralmente pela empresa. Assim, o investidor estará com as informações atualizadas sobre a saúde financeira da empresa.

Análise Fundamentalista para o indicador financeiro P/EBIT

Inegavelmente, em todo processo de estudo, surgem escolas com diretrizes para certo mercado consumidor.  Por isso, a análise fundamentalista, é tida como uma das mais importantes quando o assunto é investimento a longo prazo.

Com efeito, a ideia desta análise se dá com a verificação contínua do investidor. Em virtude da conjuntura setorial, econômica e financeira da organização.

Leia mais  A Midea não quer saber mais da Electrolux

Afinal, ao se avaliar estas condições, poderá por assim dizer, definir o valor real e justo de determinada ação. A partir destas bases de dados, poderá ser feito um raio-X da companhia, observando o seu potencial valor.

Igualmente, o investidor deverá pesquisar sobre os cenários macroeconômicos e microeconômicos na qual a companhia esteja inserida no mercado. Portanto, para cada contexto, será analisado:

  • Cenário Microeconômico: Concorrência; Gestão da empresa; Insumos e bens de produção;
  • Conjuntura Macroeconômica: Inflação; Taxa de desemprego; Tarifa de juros.

Salienta-se, que a cada parecer destes dados, ocorrerá a análise de diversos índices. Além disso, os documentos financeiros mais cotados para verificação serão:

  • Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC;
  • Balanço Patrimonial – BP.

Desse modo, o estudo da análise fundamentalista, percorre sobre o valor da empresa. Inclusive, o investidor experiente, estará atrás de ações que estejam abaixo do valor de mercado no presente.

Frequentemente, o acionista irá buscar seu lucro na diferença de preço de compra e venda, sempre focando em longo prazo. Neste caso, o índice P/EBIT trará informações precisas do lucro da atividade final da entidade comercial.

Índices mais importantes para análise fundamentalista

Eventualmente, haverá muitos outros indicadores importantes para o contexto desta análise. Apenas, iremos listar os seis mais examinados pelo investidor. Eles são:

  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE): Mostra se a empresa está proporcionando benefícios aos acionistas;
  • Preço/Lucro (P/L): Avalia o quão atrativo está uma ação em relação à outra. Serve para empresas do mesmo setor comercial;
  • Rendimento de Dividendos (DY): Aplicações de dividendos com foco em cotações atualizadas;
  • Preço/Valor Patrimonial (P/VPA): Demonstra quanto o investidor está disposto a pagar por uma ação;
  • Preço/Vendas (P/V): Divisão do preço sobre as vendas. Salientando a relação de capitalização e valor líquido das vendas;
  • Lucro antes de juros e imposto, depreciação e amortização (EBITDA): Mede a produtividade e eficiência da empresa.
Leia mais  Os próximos meses serão de incerteza

Finalmente, as informações e noticiários televisivos serão para os acionistas um mero recurso complementar. Já que os mesmos tem a ciência da análise mais apurada de corretores e Bolsa de Valores.

Distinção do indicador P/EBIT e P/EBITDA

Ao mesmo tempo que falamos sobre o P/EBIT, no início da matéria. Iremos analisar agora sobre o indicador financeiro P/EBITDA.

Assim também, este índice calcula a comparação entre o preço da ação e o EBTIDA da companhia. Sua sigla, já especificada acima, quer dizer sobre o lucro antes de qualquer taxa, desvalorização e extinção de uma dívida.

Em resumo, o EBITAD, demonstra a capacidade da empresa de gerar seu próprio caixa. De fato, ela gera a informação sobre a perda de bens e direitos ao longo do período.

Todavia, o indicador P/EBIT, mede o preço da ação com relação ao lucro em um determinado intervalo de tempo. Outrora, se desconsidera os rendimentos das ações fora da atividade comercial da empresa.

Por consequência, a diferença entre os dois indicadores se dá porque o EBITAD elimina a amortização e depreciação dos ativos. Enquanto o EBIT não.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia brasileira

Autor Convidado

O que acontece com uma nova bolsa de valores no Brasil?

Fernando Américo

Faturamento das PMEs brasileiras tem alta de 17% em fevereiro

Fernando Américo

Sequoia (SEQL3) comunica novo grupamento de suas ações

Paola Rocha Schwartz

Ministro critica “lucro exorbitante” da Petrobras e nega interferência

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário