Guia do Investidor
Anotacao 2020 08 03 145643
Guias

Indicadores fundamentalistas: quais os melhores?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No mercado financeiro temos alguns indicadores fundamentalistas que auxiliam na hora de escolher as melhores ações. Dessa forma, é importante que os investidores entendam isso para poder decidir corretamente.

Assim, será possível analisar se uma empresa realmente apresenta potencial e se as suas ações são promissoras. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar quais são os melhores indicadores do setor.

Definição de análise fundamentalista

Basicamente o objetivo desse tipo de análise é justamente analisar os dados e informações de uma empresa. Desse modo, será possível identificar se essa companhia e os seus ativos podem trazer bons resultados.

Assim, a mesma pode se utilizar de diversos fatores para a análise, tais como:

  • Indicadores;
  • Dados do setor econômico;
  • Balanços;
  • Resultados;
  • Entre outros.

Com isso, é possível analisar toda a saúde financeira que a empresa apresenta e o ambiente que ela está inserida. Nesse sentido, será possível obter um certo preço-justo para os ativos que fazem parte dessa companhia.

Além disso, se torna eficaz também para os períodos de longo prazo e permite encontrar ações com valor mais baixo. Ou seja, para quem pretende se tornar sócio da mesma essa pode ser uma grande oportunidade.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Então, é isso que iremos verificar nos próximos tópicos que trará maiores detalhes dos principais indicadores. Dessa forma, os investidores poderão analisar corretamente e aplicar seu dinheiro com mais segurança.

P/L (Preço/Lucro)

Esse tipo de índice serve para mostrar qual é o preço que uma determinada ação está apresentando no mercado. Ou seja, a cotação da mesma durante o período dividindo isso pelo lucro apresentando pela ação (12 meses).

Leia mais  LGCP11: Banco Inter lança seu primeiro Fundo Imobiliário

Ele também pode ser chamado de preços sobre o resultado (PSR) e no mercado é altamente reconhecido. Pois, sua utilização é feita pelos analistas que pretendem descobrir se uma empresa está tendo bons resultados.

A fórmula utilizada para esse cálculo é:

  • P/L = cotação (ação) / lucro dessa ação.

Por certo, ele permitirá com que seja possível descobrir se uma ação está mais barata ou cara. Certamente isso ajuda muito os investidores a decidirem em quais ativos ele deverá acreditar naquele momento.

Vale lembrar que o P/L demonstra ações positivas quando ele está em um patamar mais baixo. Se o resultado for um P/L elevado isso quer dizer que os ativos da empresa estão caros.

Desse modo, isso equivaleria a dizer o quanto certos investidores poderão pagar em cada R$ 1,00 do lucro. Entretanto, ao comparar empresas de diversos setores o resultado não se torna tão eficaz.

DY (Dividend Yield)

Para realizar esse tipo de cálculo são usados os dividendos e também os juros sobre o capital próprio. Nesse sentido, esses valores devem ser do ano que passou, ou seja, 12 meses completos.

Então, a fórmula teria essa estrutura:

  • Dividendos + Juros sobre o Capital próprio (12 meses) / preço dos papéis.

Com isso, se torna possível realizar uma certa medição das rentabilidades que os dividendos da empresa tem nas ações. Enquanto que isso demonstra o que a pessoa está investindo na empresa e o que virá de retorno.

Desse modo, isso significa de maneira simplificada que esses são os valores em lucros que os acionistas receberão. Quanto maior for a distribuição para os investidores isso ajudará a aumentar o dividend yield.

Contudo, ele não serve para trabalhar sozinho, é necessário utilizar um grupo de indicadores para melhores resultados. Pois, certas empresas pequenas podem estar apenas realizando pagamentos em dividendos.

Dessa maneira, isso pode identificar que a mesma está com dificuldades para crescer no mercado. De fato, empresas que não são muito grandes costumam efetuar o pagamento bem pequeno em dividendos.

Já as que são maiores possuem um pagamento muito mais elevado em dividendos, pois a sua estrutura permite isso. Então, esse indicador se torna importante para efetuar essa diferenciação.

P/VPA (preço do valor patrimonial)

Esse outro indicador serve para efetuar uma comparação entre dois itens, são eles:

  • Valor da empresa no mercado;
  • Valor contábil da mesma.

Dessa maneira, quando o P/VPA está mais baixo isso indica que a empresa se encontra em um patamar mais barato. Por certo, será mostrado o quanto os investidores pagarão em cada R$ 1,00 dos ativos dessa empresa.

A fórmula que é usada para esse cálculo é:

  • P/VPA = Cotação (ação) / valor (ativo).

De fato, em período onde a crise se estabelece será possível avaliar as ações com maior precisão. Com isso, dá pra identificar aquelas que estão sendo negociadas por um valor mais baixo.

Leia mais  Com medo da guerra em Israel? Descubra como proteger seus investimentos

Ebitda (EV)

Esse é um tipo de medição que consiste em quatro itens:

  • Juros;
  • Impostos;
  • Amortização;
  • Depreciação.

Através do Ebitda é possível verificar o caixa da empresa e o EV indica o valor apresentado pela empresa. Nesse sentido, pega-se esse valor e somamos com toda a dívida líquida da companhia.

Então, se o valor desse EV/Ebitda for baixo, isso significa que essa ação é muito boa no mercado. Dessa maneira, muitos investidores podem vir a se interessar por ela devido a sua eficiência.

Mas vale lembrar que o ideal é comparar apenas as empresas que estejam nos setores iguais. Pois, podem haver diferenças se outros ramos forem comparados e isso pode não gerar bons resultados.

ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido)

Para efetuar esse cálculo divide-se o lucro líquido (DRE) pelo patrimônio líquido de determinada empresa. Isso é comunicado no balanço de todo o patrimônio apresentado pela companhia e deve ser o anterior.

De fato, ele ajuda a efetuar a medição dos lucros que são gerados por uma empresa. Ou seja, em cada 1 real que é aplicado pelos acionistas que fazem parte da empresa.

Por certo, isso torna a mesma uma companhia que agrega valores e que irá trazer bons lucros aos investidores. Se ela consegue trazer pelo menos 10% de valor isso quer dizer que ela é sólida.

Enquanto que acima de 15% é muito melhor trabalhar nessa medição, já que os resultados serão ideais.

ROIC

O retorno sobre o capital investido é na verdade uma somatória de valores que comporta:

  • Capital da empresa + capital (terceiros).

Com isso, os analistas conseguem medir exatamente o desempenho financeiro em porcentagens de uma empresa. Isso indica o quanto de dinheiro a mesma poderá trazer através do capital que está sendo investido.

De fato, ele se parece bastante com o ROE, embora agregue todos os capitais que são investidos na organização. Enquanto que ROE serve apenas para mostrar o capital próprio que a mesma apresenta no mercado.

A fórmula que é utilizada consiste em:

  • ROIC = Resultado das operações / total de capital investido.

Vale lembrar que primeiro se subtrai os dividendos que foram pagos no ano onde o lucro líquido foi obtido. Certamente essa é uma ótima maneira de analisar uma empresa e buscar resultados positivos.

DL (Dívida Bruta)

Isso inclui todas as dívidas que a empresa possui, mas não inclui o caixa da empresa nessa questão. Isso ajuda a indicar também o endividamento que a companhia possui durante determinado período de tempo.

DL/PL (dívida líquida do patrimônio líquido)

Basicamente isso serve para indicar o quanto de dívida líquida o patrimônio (líquido) é equivalente. Nesse sentido, se o valor for baixo isso é bom para a empresa, agora se for maior indicará mais dívidas.

De fato, se esse indicador ficar em 50% isso será bastante positivo, enquanto que necessita estar inferior aos 100%. Se estiver acima do aceitável, isso poderá indicar que as dívidas estão muito altas e pesam na empresa.

Leia mais  Alupar (ALUP11): Lucro Líquido cresce 52,8% no resultado 1T21

Margem bruta

Para encontrar a margem bruta basta dividir o lucro (bruto) pela receita líquida. Assim, será indicado as sobras dos custos de todos os serviços que foram vendidos e também dos produtos.

Nele é possível saber a rentabilidade que é gerada após os custos e demonstra diretamente os ganhos atuais.

Margem de operações

Para encontra-la é necessário dividir todo o resultado das operações pela receita líquida da empresa. Então, será demonstrado quais são os lucros operacionais por cada venda de unidade.

Margem líquida

Divida o lucro líquido pela receita e terá a margem líquida, ou seja, cada 1 real que se tornou lucro. Por certo, a busca pelos negócios que possuam margens altas aumenta nos tempos de crise.

Pois, isso indica que as empresas estão com lucros a mais e se não houver vendas não se prejudicará tanto. Se a indicação for de 10% para cima isso é um bom sinal, porém depende de cada setor.

Quais são as vantagens em analisar antes de investir em ações

Conforme todas essas informações citadas acima fica fácil perceber o porquê é necessário observar as análises. Pois, uma empresa possui diversos números que podem indicar se suas ações são promissoras ou não.

Assim, se faz necessário a aplicação dos indicadores que demonstram se os ativos podem ser comprados. Além disso, os balanços patrimoniais e demonstrações de resultados são de grande valia.

Os investidores devem entender que o mercado de ações consiste em dados estruturados antes de investir. Nem sempre é possível obter lucros, pois muitas vezes ocorrer prejuízos também.

A longo prazo geralmente algumas empresas conseguem se reestabelecer no mercado e isso é fundamental. Com isso, as carteiras e indicações de ações são de grande importância no cenário atual. Sem dúvida, antes de aplicar dinheiro em investimentos estude o mercado.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ações do Spotify disparam com alta de 14% em assinantes

Paola Rocha Schwartz

Acionistas da Vale pretendem processar ex-conselheiro

Márcia Alves

Dólar opera em baixa

Rodrigo Mahbub Santana

Vale supera expectativas e ações sobem 2,6%

Rodrigo Mahbub Santana

M. Dias recomprará até 3,5 milhões de ações

Márcia Alves

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário