Guia do Investidor
consumidor Economia Índice de preços Levantamento Notícias

Índice que regula aluguéis e energia elétrica cai 0,49%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,49% em novembro, registrando movimentação muito diferente na comparação com outubro, quando subiu 0,89%. O indicador também ficou menor que o registrado em novembro de 2017, quando havia subido 0,52%.
Calculado e divulgado mensalmente pela Fundação Getulio Vargas, o IGP-M é utilizado para medir o comportamento de preços em geral da economia brasileira. É, portanto, referência para o reajuste dos aluguéis e sua queda reflete uma melhora nos fatores que o influenciam.
A maior pressão para a deflação do IGP-M em novembro foi causada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que tem peso de 60% na composição do IGP-M. Esse índice desacelerou de 1,11% em outubro para -0,81% em novembro. A principal contribuição para este resultado partiu do subgrupo combustíveis para o consumo, cuja taxa de variação passou de 2,08% para -12,43%, no mesmo período.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% na composição do IGP-M, variou 0,09% em novembro, ante 0,51% em outubro. Todas as classes de despesa componentes do índice registraram recuo em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo Transportes (1,06% para -0,10%). Nesta classe de despesa, vale citar o comportamento do item gasolina, cuja taxa passou 3,49% para -1,10%.
Fonte: Ibre/FGV

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras e BNDES vão criar fundo para apoiar startups de inovação

Agência Brasil

Lula recebe chefe da diplomacia dos Estados Unidos em Brasília

Agência Brasil

Governo corrige repasse para remuneração de agentes de saúde

Agência Brasil

Vendas da Braskem caem 9% no 4T23

Mateus Sousa

Gerdau (GGBR4) lucra R$ 732 milhões no 4T de 2024

Mateus Sousa

Multa a concessionário poderá ser revertida em investimento na rodovia

Agência Câmara

1 comentário

Expectativa dos consumidores aumentou em janeiro, segundo FGV - Guia do Investidor - Onde investir melhor 25/01/2019 at 18:21

[…] sexta-feira, 25, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Federação Getúlio Vargas (FGV), divulgou resultados positivos. Nos quais apontam o […]

Responder

Deixe seu comentário