Guia do Investidor
fundos de inflacao
Notícias

Inflação acumulada em doze meses pode voltar para a casa de um dígito

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Após a divulgação do resultado do IPCA de julho, que apresentou deflação de 0,68%, oGrupo Consultivo Macroeconômico da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) revisou as projeções da inflação para agosto e setembro: de acordo com os economistas, a expectativa é de uma outra deflação de 0,23% neste mês, com elevação de 0,46% em setembro. Caso as projeções se confirmem, o IPCA poderá chegar em agosto a uma inflação acumulada de 8,87% em doze meses (em julho está em 10,07%), voltando para a casa de um dígito, o que não acontecia desde setembro do ano passado.
 

Para Marcelo Cidade, economista da ANBIMA, os resultados refletem as desonerações fiscais anunciadas pelo governo federal para conter os preços administrados, sobretudo dos combustíveis e da energia elétrica, e os efeitos defasados do ciclo de alta de juros, que podem estar impactando a atividade e os seus preços.

“Mesmo com a redução da inflação acumulada em doze meses, o cenário ainda é desafiador pela combinação de incertezas no mercado doméstico e externo, o que deve manter os juros em patamares altos por mais tempo”, afirma Cidade.

Sobre o Grupo Consultivo Macroeconômico

O Grupo Consultivo Macroeconômico é composto por 24 economistas de instituições associadas à ANBIMA. Eles se reúnem a cada 45 dias, em média, sempre na semana que antecede a reunião do Copom, para analisar a conjuntura econômica e traçar cenários para os mercados brasileiro e internacional.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Inflação pelo IPC-S subiu 0,56% na primeira quadrissemana

Guia do Investidor

Commodities: Preço do Cacau atinge recorde histórico

Mateus Sousa

Boletim Focus: Projeção de inflação para 2024 cai e PIB ganha força

Guia do Investidor

Nubank lança CDB IPCA: investimento visa maior proteção contra a inflação

Mateus Sousa

Alta da inflação de serviços preocupa banco central

Guia do Investidor

Preço do arroz dispara: saiba os motivos

Lara Donnola

Deixe seu comentário