Guia do Investidor
Free Unsplash@socialincome
Colunistas

Inflação local de olho na Rússia e na China

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em um momento em que até as técnicas de análise de cenários tendem a divergir significativamente, devido à grande incerteza em relação às possibilidades e as suas probabilidades, o caminho do noticiário tem sido a frequência tempestiva de informações.

O conflito Rússia x Ucrânia desencadeou ondas de crises sensíveis. Dessas ondas, a crise humanitária talvez seja a que mais perturba as mentes. Sensível aos acontecimentos, é necessário, porém, buscar clareza no entendimento no que o ostracismo da Rússia pode impactar o Brasil: Preços e Logística.

Sanções, congelamento de bens, embargos, etc, são feitas às jurisdições chamadas países, contudo essas são organizações político-geográficas. Do ponto de vista econômico produtivo, o que existem são as firmas. Elas estão interligadas em cadeias produtivas complexas em seus setores de atuação.

Leia mais  A crise energética mundial e a indústria de bebidas

Quando existe de fato, ou em potencial, um incremento da escassez de qualquer bem ou serviço a tendência é que haja um aumento de preços. É o caso das commodities.

As empresas que possuem receita em commodities tendem a ter suas ações valorizadas. É o caso de empresas de energia, já que o mercado projeta que os ataques russos tendem a agravar a escassez de produtos básicos.

O Petróleo está com o maior preço desde 2008, acima de US$ 116 o barril, dado que a demanda está evitando a oferta russa. O gás natural europeu saltou para um novo recorde, enquanto o zinco bateu o patamar mais alto desde 2007 e outros metais industriais estenderam uma forte alta de preços.

Autoridades do governo brasileiro já consideram o efeito inflacionário dos alimentos em decorrência da invasão, dado que o Brasil importa fertilizantes da Rússia e, também, Bielorússia. A ministra da agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a safra atual está garantida, com estoque de fertilizante até outubro, mas comunicou que a situação preocupa, indo ao Canadá em março de 2022 para negociar compra desses insumos, visto a elevada dependência que o país tem na importação de potássio.

Leia mais  Especialistas divergem sobre a questão do gás no conflito Rússia e Ucrânia

A Rússia é uma grande produtora de milho e somado à estiagem experimentada pelo mercado local, haverá escassez do grão, impactando no preço de proteínas animais, frango, porco etc.

A Ucrânia é grande produtora de trigo, milho, girassol e óleo de girassol. Destaque para o trigo que foi para o maior patamar desde 2008 por temores de escassez de oferta.

Por um motivo distinto ao conflito, o minério de ferro, impulsionado pela crescente expectativa de que a demanda de aço da China se fortalecerá, teve em Singapura uma alta de mais de 18% até esta semana, chegando a US$ 160 a tonelada. Na mesma toada, as ações da Vale tiveram uma alta acumulada de 28,43%.

Dado que a expectativa de inflação está alta, mais uma vez por motivos externos, a política de aperto monetário do Banco Central, tende a se estender para além de maio/junho de 2022.

O monitoramento de fatos relevantes e a análise de seus impactos nas cadeias de valor específicas, devem continuar sendo imprescindíveis.

Leia mais  PIB da Ucrânia deve despencar 45% em resposta a guerra

Maurício Takahashi é professor de Finanças no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Preços do cacau despencam em Nova York

Rodrigo Mahbub Santana

Commodities: Preço do Cacau atinge recorde histórico

Mateus Sousa

Previsão de preços para commodities agrícolas em 2024 e retrospectiva 2023

Autor Convidado

Impactos da Guerra na economia global

Guia do Investidor

Vale, Gerdau ou Suzano? Qual a melhor ação de commoditie para comprar hoje?

Leonardo Bruno

Mais uma guerra: como estar preparado para lidar com fatores externos?

Autor Convidado

Deixe seu comentário