Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Inter Asset reformula estratégia para fundos passivos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Inter Asset deu início no final de 2021 a uma reformulação de seus fundos imobiliários (FIIs) indexados, com alterações na gestão e metodologia além da criação de um novo índice. A evolução se deve a parceria estratégica firmada com a Teva Índices, maior especialista em elaborar e calcular índices no Brasil.

O IFIE11, que foi o pioneiro na indústria em setembro de 2020 ao trazer o conceito de fundos passivos para o mercado de fundos imobiliários, passa a se chamar ITIT11 (Inter Teva Índice de Tijolo FII), enquanto o IFID11 passa a ser ITIP11 (Inter Teva Índice de Papel FII).

Com estas mudanças, o ITIT11 e o ITIP11 atingem um novo grau de evolução, para oferecer uma opção de investimento e exposição ao setor imobiliário de maneira indexada, diversificada e com supervisão de gestão ativa.

Leia mais  Os FIIs estão de volta? Índice IFIX fecha em maior alta desde Setembro

O investimento via fundos passivos tem um enorme potencial de crescimento no Brasil. Nos EUA, por exemplo, os fundos de ações com gestão passiva ultrapassaram em total de ativos sob gestão (ou AuM — assets under management) os fundos com gestão ativa em 2018. Após quase 15 anos de crescimento contínuo, os indexados continuam ganhando espaço no mercado internacional.

Mudanças

A reformulação ocorreu em duas frentes: a alteração do índice e no regulamento, que agora permite ajustes pontuais nas alocações quando necessário.

Dessa forma, a estratégia dos fundos continua sendo essencialmente indexada, mas agora é possível defender os retornos do fundo e os cotistas, especialmente em momentos de stress de mercado”, diz Daniel Viana, diretor de investimentos imobiliários da Inter Asset.

Em relação à metodologia dos índices, a leitura das carteiras de cada um dos FIIs passa a ser feita através de uma ferramenta que inclui inteligência artificial.

Em resumo: é possível analisar os ativos que realmente compõem os fundos, inclusive os ativos que compõem eventuais FIIs dentro da carteira desse fundo, não dependendo mais de sua classificação ou descrição.

Leia mais  Fundos Imobiliários: expectativa de redução da Selic traz ambiente mais propício para classe de ativos

Por conta disso, os fundos que eventualmente se afastem da estratégia inicialmente divulgada, ou alterem suas estratégias sem divulgá-las, poderão deixar de compor o índice. Desta maneira fica assegurado que o índice realmente refletirá o setor de uma maneira fidedigna.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Como investir em Fundos Imobiliários: Guia para Iniciantes

Fernando Américo

Com caixa de bilhões, fundos imobiliários se destacam como favoritos

Márcia Alves

Fundos registram captação líquida negativa de R$ 13,2 bilhões

Guia do Investidor

Fundos imobiliários mais recomendados para Março/24

Márcia Alves

Fundo Imobiliário MXRF11 anuncia novo pagamento de dividendos

Mateus Sousa

Inter permite acesso às salas vip com pontos do cartão

Guia do Investidor

Deixe seu comentário