Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Interiorização está na mira das redes de franquias

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Êxodo urbano ganha força e vira oportunidade de negócio em pequenos municípios

Seja pela flexibilidade do home office, a especulação imobiliária ou por conta das capitais infladas. O fato é que muitos brasileiros encontraram no trabalho remoto a oportunidade de viver em pequenos municípios que ofereçam mais qualidade de vida e um custo de vida reduzido. Não à toa, segunda uma pesquisa do ImovelWeb, realizada em outubro do ano passado com 2.800 pessoas em diversas regiões do Brasil, o 2° filtro mais procurado pelos internautas são casas no interior, representando 21,04% do total de buscas. De olho nesse êxodo urbano, marcas investem em modelos de franquias mais enxutos e acessíveis, a fim de atrair investidores nessas regiões, que agora contam com um público mais exigente e com um poder aquisitivo maior.

Não à toa, para a ABF Expo Franchising 2022, que acontece entre os dias 22 e 25 de junho, em São Paulo, grandes players do setor de franquias apostam em formatos que estão na mira da interiorização do negócio. É o caso da Yes! Idiomas, rede com 173 unidades espalhadas por 16 estados. Para a sua 12ª participação no evento, a marca com 50 anos de história apresentará três modelos de franquias (soft, light e premium) desenvolvido de acordo com o número de habitantes da cidade. Com investimento inicial de R$ 100 mil, a franquia Soft é ideal para pequenos municípios e micromercados com até 50 mil habitantes. Atualmente, a Yes! Idiomas conta com sete nesse formato, em sete cidades, com faturamento médio de R$ 45 mil.

Leia mais  Trabalha remoto para uma empresa dos EUA? Fique de olho em suas obrigações fiscais

Já para lugares de médio porte, de 50 a 150 mil habitantes, a franqueadora oferece o modelo Light, que requer o investimento inicial de R$ 150 mil e conta com projeção de faturamento de R$ 90 mil. Atualmente, a rede de ensino de idiomas conta com 21 unidades nesse modelo intermediário, em 21 municípios. Já para cidades com mais de 150 mil habitantes e grandes capitais, a rede aposta no modelo Premium, que requer o investimento inicial de R$ 300 mil reais e oferece faturamento médio mensal de R$ 150 mil. Hoje, são mais de 145 nesse formato tradicional, espalhadas por 56 cidades.

“Depois de 50 anos apostando na expansão por grandes cidades e pelas principais capitais do Brasil, chegou a hora de mirarmos no interior, que ganhou um consumidor mais exigente e com poder aquisitivo mais alto. Formatamos nossos modelos para se adequarem ao tamanho das cidades que o franqueado deseja investir e acredito que isso facilitará e impulsionará nossa interiorização”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO à frente da rede de ensino de idiomas. Para a sua 16ª participação na ABF Expo Franchising, a Yes! Idiomas investe em um espaço de 56 m², com projeto assinado pelo arquiteto pelo arquiteto Kurtiss Couto. Com expectativa da rede é fechar o ano de 2022 com mais de 220 unidades, para isso, a marca espera assinar durante a feira 30 nos seus formatos para interiorização e outros 20 da sua 1ª microfranquia.

Já a American Cookies, com 42 unidades espalhadas por nove estados brasileiros, aposta para a sua estreia na feira no lançamento da sua franquia em modelo container, a fim de potencializar a expansão e interiorização da marca. Muito utilizado na construção civil em países da Europa e do Japão, o formato moderno é feito em uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. Com o objetivo de ser o modelo de franquia mais acessível da rede de cookies artesanais, com investimento inicial a partir de R$ 149 mil, o container da American Cookiesfoi desenvolvido para oferecer versatilidade e flexibilidade para o investidor, além de uma lucratividade estimada em 15% sobre o faturamento.

Leia mais  Vagas home office caem para menos de 4% em junho

O formato foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers “Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias (container, quiosque e loja), o novo formato terá uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chegará pronto para ser instalado no local, e ainda oferecerá flexibilidade geográfica”, explica a sócia fundadora da rede, Francielle Faria. Para a sua 16ª participação na ABF Expo Franchising, a Yes! Idiomas investe em um espaço de 56 m², com projeto assinado pelo arquiteto pelo arquiteto Kurtiss Couto. Com expectativa da rede é fechar o ano de 2022 com mais de 220 unidades, para isso, a marca espera assinar durante a feira 20 contratos de microfranquia e outros 30 nos seus formatos mais convencionais.

Raio x da franquia American Cookies:
Investimento Inicial: Container: a partir de R$ 149 mil, Quiosque: a partir de R$ 166 mil / Loja: a partir de R$ 297 mil
Taxa de Franquia: Container: R$ 38.900, Quiosques: R$ 46.900 mil e Loja: R$ 59.200 mil
Previsão de Retorno: de 18 a 24 meses para todos os formatos
Projeção de receita mensal: Container: de R$ 55 mil a 100 mil, Quiosque: de R$ 55 mil a R$100 mil e Loja: de R$ 70 mil a R$ 150 mil.
Lucro Previsto: 15 a 20% em todos os formatos
Número de funcionários: Container: 3, Quiosque: 4 e Loja: 6
Royalties: 5% FPP: 2%

Leia mais  Atenção plena: 5 dicas para deixar o trabalho fora de casa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Trabalhadores se irritam em casa por causa da falta de dinheiro

Guia do Investidor

Vagas home office caem para menos de 4% em junho

Guia do Investidor

O trabalho remoto e as novas exigências de gestão

Autor Convidado

Atenção plena: 5 dicas para deixar o trabalho fora de casa

Guia do Investidor

Portugal lança visto especial para nômades digitais

Guia do Investidor

Chief Happiness Officer (CHO) o que é? Conheça o “chefe da felicidade”

Autor Convidado

Deixe seu comentário