Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Investimentos no Brasil disparam: Retomada em V

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Brasil houve uma alta de 28,2% no volume de investimentos no mês maio em comparação com o mês de abril.

De fato é possível verificar que os números voltaram a registrar forte recuperação após dois meses de baixas expressivas, impactado negativamente pela pandemia de covid-19. Nos meses anteriores a maio, especificamente março e abril, os investimentos tiveram queda de 13,4% e 27,5%, respectivamente.

“O principal componente para o indicador de investimentos foi o consumo aparente de máquinas e equipamentos, puxado pelas importações”. Explicou José ronaldo diretor de estudos do Ipea.

Investimentos comparativo anual

Mesmo maio deste ano apresentando uma disparada no investimento, de fato os investimentos ainda estão cerca de 19% abaixo do volume alcançado com maio do ano passado. Segundo o Ipea isso mostra que “temos um caminho a percorrer para atingir o nível anterior à crise”.

Leia mais  Guiana destaca papel do Brasil na criação de hub regional de alimentos

De acordo com os números revelados pelo Ipea, em maio desse ano houve um aumento de 68,7% nos investimentos em máquinas e equipamento comparado a abril. Segundo o instituto a produção nacional desses produtos subiu 22%, da mesma forma a importação disparou 145,6% no mesmo período.

Já no setor de construção civil, maio registrou uma alta de 14,1%. Nesse sentido o setor de bens de capital teve um aumento considerável de 28,7%.

Retomada em V

De fato a melhora dos números que indicam o aumento no volume de investimentos mostram que o Brasil segue firme e forte, mesmo diante da pandemia de Covid-19. De acordo com o ministro Paulo Guedes o país vai continuar surpreendendo positivamente.

“Caímos rápido, e a volta depende de nós mesmos. Falo em (retomada em) V porque os sinais vitais da economia brasileira estão mantidos. Mas evidentemente, dependendo de nossa reação por ser um U ou vira um L”, disse Guedes. “Prefiro trabalhar com V, pode ser meio torto, com subida um pouco mais devagar”, finalizou.

Leia mais  Goiaba produzida no norte do Paraná ganha o mundo
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dados de 3 mil chaves Pix são vazados comunica Banco Central

Agência Brasil

Dos 48 estaleiros no Brasil, 15 estão desativados ou sem demanda

Agência Brasil

Apostas online só poderão ser feitas por PIX ou débito

Agência Brasil

Ambiente político é o fator mais prejudicial à economia

Fernando Américo

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Fernando Américo

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Agência Brasil

Deixe seu comentário