Guia do Investidor
Free Unsplash@carlosaranda
Notícias

Consumo aparente de bens industriais cresceu 2% em dezembro de 2021

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais, divulgado nesta quarta-feira (23/2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), registrou crescimento de 2% em dezembro de 2021 na comparação com novembro, na série com ajuste sazonal.

Entre os componentes do consumo aparente, enquanto a produção interna destinada ao mercado nacional avançou 2,1% em dezembro, as importações de bens industriais apresentaram queda de 1,6% no último mês do ano, conforme tabela abaixo:

TABELA 1
Consumo aparente de bens industriais versus produção industrial (PIM-PF)
(Em %)https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/wp-content/uploads/2022/02/220223_cc_54_nota_16_consumo_fev22_tabela_1_fev23.png

Na comparação com dezembro de 2020, o indicador teve queda de 1,7%. No acumulado em doze meses, encerrou o ano de 2021 com alta de 7,2%, superando a produção industrial medida pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresentou alta de 3,9%.

Leia mais  Indústria tem maior índice na intenção em lançar produtos em três anos

No quarto trimestre móvel do ano, o indicador que mede a demanda interna por bens industriais — por meio da produção industrial interna não exportada, acrescida das importações — retrocedeu 2,6%.

Na análise das grandes categorias econômicas, todos os segmentos apresentaram crescimento, com exceção do segmento de bens de consumo semi e não duráveis, que registrou uma queda de 0,7%.

O segmento de bens de capital destacou-se positivamente: alta de 8,4%. Na comparação interanual, todos os segmentos registraram queda, com exceção dos bens intermediários, que avançaram 0,4%.

Em relação às classes de produção, a demanda interna por bens da indústria de transformação avançou 1,9% em dezembro, enquanto o crescimento da extrativa mineral foi de 0,3%, após forte alta de 27,9% no período anterior.

A análise setorial mostra que 13 dos 22 segmentos apresentaram variação positiva. O destaque ficou por conta do segmento de veículos, com alta de 20,3% na margem.

Na comparação interanual, cinco segmentos registraram crescimento, com destaque para petróleo & derivados e produtos químicos, com altas de 8,8% e 2,4%, respectivamente.

Leia mais  Indicador Ipea registra queda nos investimentos em janeiro

Acesse a íntegra do indicador no blog da Carta de Conjuntura

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Indústria reduz intenção em lançar produtos em janeiro

Guia do Investidor

Intenção da indústria em lançar produtos caiu em outubro

Guia do Investidor

Em queda, confiança da Indústria atinge menor nível desde agosto de 2020

Guia do Investidor

Indústria retrai intenção em lançamentos em 17,7% em agosto

Guia do Investidor

Confiança da Indústria atinge pior patamar em três anos

Guia do Investidor

Caiu: Confiança da Indústria tem queda de 2,1 pontos em julho

Guia do Investidor

Deixe seu comentário