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O IPO da Brisanet (BRIT3) está próximo de se encerrar, tendo a companhia estipulado a faixa indicativa de preços entre R$ 13,92 e R$ 17,26. De acordo com a companhia, ela é a maior empresa entre provedores independentes de serviços de internet por fibra óptica no Brasil. Seu portfólio é quase 100% fibra e cobre 98 cidades do Nordeste do país.
Além disso, o grande crescimento da companhia se deu pela Agility Telecom, sua rede de franquias. Dessa forma, tais franquias operam como pequenos provedores independentes com toda a infraestrutura da Brisanet. Assim sendo, a companhia vem ganhando market share na tecnologia de fibra óptica, chegando a mais de 70% em 2020. De acordo com a companhia “tamanha capilaridade é fruto de um crescimento de clientes a uma taxa anual composta (“CAGR”) nos últimos 4 anos de 63,4%, tudo isso de maneira orgânica”.
“Ao estar presente em toda a cadeia de valor, desde o mapeamento de potenciais áreas de expansão, instalação de infraestrutura, venda e instalação do serviço para os clientes e até ao fornecimento de suporte e monitoramento da qualidade do serviço, a Companhia consegue antecipar necessidades de seus clientes, o que pode gerar diversas oportunidades de cross-sell e up-sell, com os diferentes produtos oferecidos.”
destacou a Brisanet em seu prospecto preliminar.
Além disso, a companhia destaca uma de suas vantagens competitivas: utilização de tecnologia proprietária. Acontece que seus competidores utilizam softwares de terceiros e não integrados. Portanto, isso, segundo a Brisanet, dificilmente permite adaptação a todas as necessidades e especificidades de uma operadora.
O desempenho da Brisanet
De acordo os principais indicadores financeiros da companhia, a mesma se encontra numa trajetória de crescimento feroz. Sua receita operacional líquida saiu de R$ 214 milhões em 2018 para R$ 471 milhões em 2020. Portanto, um CAGR de 48,2% no período. Ademais, a Brisanet informou em seu prospecto que grande parte da receita operacional líquida – 86% em 2020 e 92,4% no primeiro trimestre de 2021 – foi destinado a Capex.
De acordo com a companhia, sua estratégia consiste na expansão com alta densidade de portas de acesso por domicílio. Isto é, gerando um menor custo de expansão por cliente.
Além disso, seu EBITDA ajustado saiu de R$ 83 milhões para R$ 208 milhões. Dessa forma, houve uma queda na margem que, sendo 44,7% em 2018, terminou 2020 em 44,1%. E já que falamos do EBITDA, sua alavancagem financeira, isto é, a dívida líquida/EBITDA, ficou em 2,8x em 2020, crescendo ante os 1,5x de 2018.
Por fim, a Brisanet registrou um lucro líquido de R$ 29 milhões em 2020. Portanto, o resultado líquido da companhia não cresceu durante os três anos. Acontece que a após registrar R$ 25 milhões em 2018 e R$ 51 milhões em 2019, o resultado caiu.
A oferta em si
A oferta pública inicial de ações da Brisanet consistirá na distribuição de 89.798,851 novas ações por meio de tranche primária. Só haverá uma tranche secundária caso haja necessidade de ações suplementares. Dessa forma, considerando o preço média da faixa indicativa de preços, a oferta pode levantar quase R$ 1,4 bilhão para a companhia.
De acordo com a companhia os recursos do IPO serão para dois fins. O primeiro deles, para onde a empresa pretende destinar 13,5%, é um aporte na Agility. Além disso, os outros 86,5% será para a expansão da rede da companhia.
Confira abaixo o cronograma da oferta.
Evento | Data |
Registro na CVM | 01 de junho |
Início do bookbuilding | 07 de julho |
Início do período de reserva | 16 de julho |
Fim do período de reserva | 26 de julho |
Fixação do preço por ação | 27 de julho |
Estreia na B3 | 29 de julho |
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