Os planos de levar para a bolsa 5 de suas subsidiárias voltou como meta da Caixa Econômica Federal. De acordo com o presidente da instituição, Pedro Guimarães, o IPO de suas unidades – inclusive do banco digital – é “foco total”.
Dessa forma, a Caixa Seguridade é a subsidiária com processo de IPO mais avançado. O processo foi adiado duas vezes devido à crise nos mercados provocada pela expansão do coronavírus.
“Não faremos nada sem a precificação correta, mas agora não há mais dúvida.”
disse o presidente em evento virtual do Credit Suisse.
Além disso, Guimarães afirmou que existe uma demanda de investidores duas vezes maior que a oferta pelo IPO da holding.
As ofertas da Caixa
O recém-criado banco digital Caixa Tem, também está na lista de IPOs previstos pela instituição. De acordo com Pedro Guimarães, o banco digital já possui 105 milhões de clientes. Entretanto, a oferta pública inicial só poderá acontecer se o Banco Central aprovar.
Além disso, o Banco Central também precisará aprovar a abertura de capital da unidade de asset management da Caixa, que conta com cerca de R$ 500 bilhões em ativos.
“A operação de asset tem um potencial enorme de melhorar, basicamente porque tinha foco em fundos de renda fixa, que tem uma margem muito comprimida.”
Também nos planos da instituição está a abertura de capital da unidade de cartões e meios de pagamento. Aqui vale ressaltar que a subsidiário foi reforçada pela participação que a Caixa possui na bandeira de cartões Elo.
De acordo com Guimarães, a Caixa só pretende buscar parceiros privados após a abertura de capital, “com a participação crítica do mercado”. Por fim, vale disser que de todos os IPOs, apenas a unidade de loterias não depende unicamente do banco. Dessa forma, há uma questão legal no meio pois o banco possui apenas uma permissão do Governo para atua como agente operador da unidade.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: