A lista de companhias em busca do IPO para 2021 ganhou mais um nome e, desta vez, a empresa em questão é a Casa & Video, rede de lojas que atua no varejo. Acompanhe a seguir as informações iniciais sobre a sua oferta.
Casa & Video: informações do IPO
A princípio, a Casa & Video realizou as etapas iniciais para o processo de oferta pública inicial de ações (IPO). Sendo assim, a empresa registrou seu pedido de IPO junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e prevê o lançamento da operação em fevereiro.
De acordo com os dados iniciais, a oferta será primária e secundária. Nesse sentido, os coordenadores do IPO da Casa & Video são Itaú BBA, Santander, BTG Pactual, Citi e a XP Investimentos.
Além disso, vale dizer que o acionista vendedor de parte das ações será o fundo Akangatu FIP Multiestratégia, que pertence à gestora Polo Capital.
Aliás, a Polo Capital é controladora da Casa & Video desde 2011, sendo que há dois anos tornou-se a única acionista após comprar as ações de Fábio Carvalho.
Este último, por sua vez, foi o empresário que conduziu a primeira reestruturação da companhia, quando ela entrou em recuperação judicial após mais de 20 anos de operação. Dessa maneira, Carvalho contribuiu ao focar no ajuste da estrutura de capital e manutenção da operação. Enquanto isso, a entrada da Polo retomou a expansão, assim como a eficiência e escala na rede.
Dados e resultados da rede
Em síntese, a Casa & Video possui uma rede de lojas de departamentos no Rio de Janeiro e Espírito Santo, sendo essas as suas principais praças. Além disso, a rede começou a sua expansão para São Paulo e Minas Gerais. Vale dizer que a companhia acumula 215 lojas, sendo que 120 foram inauguradas nos últimos dois anos.
A respeito de sua operação, ela se distribui entre lojas físicas, e-commerce e televendas, onde oferece mais de 7 mil produtos em seu portfólio. Alguns produtos são de utilidades domésticas, celulares, eletroportáteis e itens de decoração, por exemplo.
Em relação aos resultados recentes, a receita líquida da companhia cresceu a uma taxa composta anual média (CAGR) de 7,4% entre 2018 e 2020.
Enquanto isso, o EBITDA apresentou crescimento de 14,7% em 2020, quando comparado com 2019, alcançando R$ 1,12 bilhão e R$ 176,4 milhões, respectivamente. Sendo assim, a margem EBITDA representou 15,8% sobre a receita líquida, sendo a melhor margem histórica da Casa & Video.
Por fim, para acompanhar os anúncios recentes das empresas sobre os seus IPOs, veja todos os nossos posts acessando aqui.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: