A Espaçolaser, fundada por Paulo Morais e Ygor Moura, é a maior rede de depilação a laser do mundo, possuindo mais de 530 unidades ativas no Brasil, das quais 192 são próprias. Vale destacar que este é exatamente o ponto forte da marca, sua capacidade de franquias e a facilidade de replicação com custos baixos.
Este modelo é conhecido pela sua aplicabilidade, uma vez que demanda espaços simples, com um equipamento de depilação também simplificado. Nesse sentido, a facilidade é tamanha que um espaço de 25m e o aparelho adquirido pelo Alibaba pelo custo de R$ 25 mil já suprem.
O resultado não poderia ser outro, em 2015 a Espaçolaser deu início à rede de franquias a partir do marketing em conjunto com a Xuxa. Inclusive, a Xuxa está no grupo dos acionistas controladores da companhia.
Sobre a IPO da Espaçolaser (ESPA3)
De acordo com a nota emitida, a IPO conta com a oferta primária, quando os recursos vão para o caixa da empresa, bem a secundária, onde os acionistas vendem as ações e embolsam os valores. A primeira oferta pode acontecer em R$ 1,1 bilhão, enquanto a secundária conta com, no máximo, com R$ 2,1 bilhões.
Certamente um ponto muito relevante a se observar, é que a maior parte da oferta vem da venda de posições dos controladores. Ou seja, os acionistas da Espaçolaser estão se desfazendo de parte da companhia em virtude de embolsar os valores. Lembrando que este posicionamento pode ser questionável no mundo do mercado financeiro, mas compreensível no mundo dos negócios em virtude da realização dos investimentos.
A Nord indica a participação nesta IPO?
A Nord Research promoveu a análise desta empresa recentemente e explica um pouco de seu posicionamento e sobre as expectativas para a IPO.
Em primeiro lugar, cabe destacar pontos de atenção citados no relatório da casa de análises sobre a IPO e o funcionamento da Espaçolaser:
- O que leva os acionistas a vender 66% da empresa?
- Qual a principal barreira de entrada?
- O que ocorre com os acionistas que estão vendendo suas franquias de volta para a empresa?
Estas parecem ser preocupações da Nord, uma vez que podem responder a grande questão em torno de valer ou não a pena entrar nesta Oferta Pública Inicial de ações.
Em suma, a Nord Research parece ter interesse pelos números da companhia e pelo seu histórico. Entretanto, ainda assim, a recomendação para esta IPO foi de não participação.
Por fim, a Eleven Financial recomenda a participação na IPO da Espaçolaser, com o argumento do bom histórico de crescimento nos últimos anos e rentabilidade. Além disso, pontua a baixa adesão à depilação a laser no Brasil, o que indica que o mercado ainda tem muito o que evoluir.
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