Recentemente o Assaí, candidato à IPO, esteve em uma polêmica que movimentou bastante os acionistas do Grupo Pão de Açúcar. Mas o que as companhias têm em comum? Em outro momento, a Assaí pertenceu ao grupo GPA, mas um processo de cisão, que ocorreu no final de 2020, parecia prometer maiores avanços para as empresas neste novo formato. Nesse sentido, foi exatamente o que aconteceu, e o resultado para a varejista é a Oferta Pública Inicial de ações no início deste ano.
Certamente, esta estreia está entre as mais esperadas, uma vez que vem de um momento complexo da relação anterior. O novo processo é esperado para ter início em março, e além da IPO, a Assaí também tem planos ambiciosos de expansão. Ou seja, a companhia pretende abrir cerca de 123 novas unidades logísticas, que somam um investimento recorde de quase R$ 7 bilhões no período de cinco anos.
IPO e o crescimento da Assaí
Vale destacar que parte desses recursos, parte pode vir a partir da IPO do Assaí, previsto para logo após a listagem da companhia. Estes termos ainda são questionáveis, uma vez que a abertura de capital da empresa não está associada com a necessidade pura de levantamento de fundos. Isto visto que sua geração de caixa tem sido forte, e que já possui bons níveis de estabilização financeira. Entretanto, quando se trata de um plano de expansão, ajuda é sempre bem-vinda!
Em suma, a companhia informa que não há o comprometimento com a IPO, no sentido de que ainda é algo a se ponderar, e esta informação foi anunciada no final de 2020.
Por fim, uma das metas da empresa é implementar a expansão dos produtos não alimentares, por exemplo aparelhos celulares e serviços financeiros. Por sua vez, estes serviços financeiros estão ligados ao cartão Passaí, que já soma 1,1 milhão de adeptos, que representam 5% das vendas.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: