Em entrevista recente, David Velez, CEO e cofundador da fintech brasileira Nubank, deu um panorama sobre a possibilidade de uma oferta pública inicial de ações (IPO) do banco.
A princípio, o executivo foi questionado pela Euromoney sobre o crescente número de unicórnios fintech emergentes em todo o mundo e se seus negócios poderiam sobreviver a uma desaceleração global. De acordo com Velez, essa questão não o preocupa.
Em seguida, o presidente do Nubank complementa sua resposta falando sobre o início da fintech, ocorrida num período econômico difícil para o Brasil em comparação com as economias da Europa, Ásia e América do Norte.
“Nós só vimos tempos ruins – são os únicos tempos que nós conhecemos! Lançamos [o Nubank] em 2013 quando o país entrou em sua pior recessão da história.”
David Velez, CEO e cofundador do Nubank para a Euromoney.
Além disso, vale dizer que economia hoje não se encontra com patamares melhores em comparação com aquela época. Em resumo, o PIB é menor hoje em comparação ao ano de 2013, bem como economia do Brasil contraiu em oito pontos percentuais durante esse anos.
“Estávamos nos preparando para ver os bons tempos em 2020 – e então a pandemia nos atingiu.”
David Velez, CEO e cofundador do Nubank para a Euromoney.
A respeito do tema IPO do Nubank, o CEO mostrou que esse objetivo não faz parte dos planos prioritários da fintech. De acordo com o executivo, o banco prefere se concentrar na oportunidade que resta no Brasil e em outros lugares da região.
Portanto, o banco não tem pressa para realizar a sua oferta inicial de ações. Por outro lado, o IPO também parece não estar nos horizontes de curto prazo, embora haja interesse dos investidores.
Nubank anuncia novo diretor financeiro
Após o anúncio recente da saída de Marcelo Kopel do posto de Diretor Financeiro do Nubank, a fintech informou o nome de quem vai assumir o cargo de CFO.
Para o cargo de Diretor Financeiro, o nome escolhido foi o de Guilherme Lago. Aliás, vale dizer que ele já ocupava o cargo de Diretor Financeiro interino desde a saída de Kopel. Nesse sentido, o Nubank oficializou a efetivação de Lago para assumir definitivamente o posto.
Em síntese, Guilherme Lago está na fintech há dois anos, vindo do banco Credit Suisse, mas também com passagens relevantes por McKinsey e na gestora de private equity, Advent. Na posição de diretor, Lago irá acompanhar a fintech em um momento de crescimento.
Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o Nubank é o quinto aplicativo mais popular a ocupar a tela inicial de smartphones dos brasileiros. Dessa maneira, a fintech ultrapassou a plataforma de transporte urbano Uber. Nesse sentido, o banco está presente em 13% das telas iniciais nos aparelhos, enquanto que no ano anterior aparecia em 8%, segundo a pesquisa.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: