Após desistência no ano passado, a Havan pretende retomar seu IPO em 2021. De acordo com o fundador, Luciano Hang, o IPO do ano passado foi cancelado pois os potenciais investidores não foram convencidos de que o negócio valia R$ 100 bilhões.
Dessa forma, para título de comparação, o valor seria igual a duas Embraer (EMBR3), duas Cemig (CMIG3) e dois Pão de Açúcar (PCAR3).
“Se surgir uma janela de oportunidade, a gente entra antes, mas estamos planejando o IPO para o segundo trimestre de 2021.”
afirmou o gerente de RI da Havan, Daniel Yamakado.
O impacto da pandemia parece não ter afetado a Havan, que viu seu lucro crescer 30% no período. Isto porque a companhia ampliou a venda de produtos alimentícios para que continuasse aberta como “serviço essencial”.
Além disso, nos últimos 12 anos a receita da companhia cresceu 37% ao ano. O principal motivo é o ritmo forte de abertura de megalojas, com média de 15 por ano – em 2019 foram 20.
De acordo com Luciano Hang, a Havan possui capacidade para ter 600 megalojas pelo país – hoje 155. Entretanto, que grandes centros como São Paulo e Belo Horizonte está fora dos planos.
“O deslocamento nessas cidades muito grandes é ruim. Nossa frota escoa os produtos em rodovias, portanto faz mais sentido as lojas estarem próximas à malha rodoviárias do que dentro de grandes centros. Com as lojas ao redor de SP e BH, as pessoas dessas capitais também poderão ser atendidas por nós por meio do e-commerce.”
disse Yamakado.
Os riscos para o IPO da Havan
Três analistas que não quiseram se identificar disseram ao Infomoney que a própria figura de Luciano Hang é um risco. Isto porque o fundador da Havan é conhecido por seus “figurinos extravagantes, falas polêmicas e sua proximidade com o presidente Jair Bolsonaro.”
“Ele pode posicionais a Havan como uma empresa right wing, de direita. Para um público isso pode ser interessante, mas, para outras pessoas, nem tanto.”
disse Benjamim Rosenthal, professor e especialista em cultura de consumo da FGV EAESP.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: