Na última sexta-feira, 05, a Nadir Figueiredo protocolou um pedido para uma oferta pública de ações – IPO – à CVM. Entretanto, a companhia não será novidade para o mercado, pois já havia sido listada anteriormente.
Em 2019, a companhia se vendeu ao grupo norte-americano HIG Capital, e em abril de 2020, fechou seu capital por meio de um programa de recompra de ações que estavam em circulação no mercado.
De acordo com a Nadir Figueiredo, os recursos do IPO serão para crescimento orgânico e também aquisições. Além disso, informou que investiu na expansão da capacidade produtiva. Também informou que contratou um serviço especializado para consolidar sua presença no comércio eletrônico, tendo seu próprio braço.
“A demando por produtos para venda ao consumidor final compensou o impacto sofrido pelo fechamento de bares, hotéis e restaurantes.”
informou a companhia no documento.
A Nadir Figueiredo existe desde 1912, sendo famosa pela produção dos copos americanos de café e cerveja, além de outros artigos de vidro. Dessa forma, presente em mais de 120 países, é considerada a maior produtora de vidro do Brasil.
No ano passado, a companhia registrou um crescimento de 12,7% em sua receita. Quanto ao EBITDA – lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização – o montante somou R$ 273,6 milhões.
Sobre a venda a HIG Capital
A terceira e quarta geração da família Figueiredo venderam 97,75% do capital da Nadir Figueiredo a gestora de private equity em 2019. Dessa forma, especializada em encontrar oportunidades no middle market – empresa que faturam entre R$ 100 mi e R$ 1 bi – a HIG Capital pagou R$ 836 milhões pela companhia. Na época, a Nadir Figueiredo, com apenas uma fábrica em Suzano, faturava R$ 1,1 bi, sendo a maior fabricante de glassware da América Latina. Portanto, o fechamento de capital em abril do ano passado ocorreu após 70 anos na bolsa de valores.
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