O IPO da Westwing logo mais ocorrerá, com o objetivo de captar até R$ 760 milhões de reais, sendo 50/50 entre oferta primária e secundária.
De acordo com a companhia, 29% dos recursos provenientes do IPO serão para expandir o mercado endereçável (varejo online). Além disso, 26% serão para marketing, 24% para tecnologia, 13% para a marca própria e os últimos 8% para logística.
Dessa forma, a Westwing visa fortalecer sua frente de compras – a Westwing Now -, expandir a oferta de produtos de marco própria (com margens maiores) e também expandir o atendimento a outras classes sociais.
Sobre a Westwing
A Westwing (WEST3) é mais uma plataforma de varejo online, tendo como foco “casa e decoração”. Entretanto, com uma ideia diferente. O objetivo dela com seu site/app Westwing Clube, é criar a sensação de que o usuário está olhando para vitrines.
Dessa forma, é possível encontrar inúmeras ofertas de até 70% de desconto em móveis, decoração, moda e acessórios. Contudo, faltava algo essencial: uma barra de busca. Assim sendo, nasceu a Westwing Now – a mesma coisa, mas com uma barra de busca. Após o lançamento, a receita da Westwing cresceu 57%.
Além disso, vale destacar que a companhia possui dois segmentos distintos: “casa e decoração” e “moda, acessórios e roupas”. O carro chefe são os móveis, enquanto moda representa 13% das vendas da Westwing em 2020.
Contudo, a companhia ainda não abraça a todos, e por isso pretende expandir nesse quesito. Hoje, 85% dos seus clientes são da Grande São Paulo e das classes A e B. Aqui no Brasil, 55% dos gastos com móveis e decoração vêm dessas classes.
Problemas e riscos
Um problema comum aos ecommerce é a logística, e com a Westwing não seria diferente. Hoje, a companhia possui aproximadamente 3 mil fornecedores e mais de 1 milhão de produtos cadastrados. Dessa forma, a demora para entregar os pedidos que recebia era algo a se consertar.
Portanto, criou um centro de distribuição em Jundiaí, e também hubs para receber os produtos e agilizar a entrega. A Westlog é o braço de logística da Westwing, responsável por 86% das vendas na Grande São Paulo. De fato, houve uma melhora na logística, todavia, entregar bem apenas nessa região não é suficiente.
Além disso, mesmo que a Westwing tenha um nome relevante, o mercado de home & garden é bem competitivo. Isto é, hoje os 10 maiores do mercado possuem apenas 17% do market share. A Westwing disputa diretamente com marcas como a Tok&Stok, Etna, Camicado, Mobly e MadeiraMadeira.
Por fim, mais um ponto importante para mencionar é que seu controlador, o FIP Oikos, está vendendo muitas (muitas) ações. Após o IPO, sua posição no negócio cairá de 88% para 16%.
O crescimento da Westwing
De acordo com dados da Westwing de 2017 a 2019, vemos que a companhia mal cresceu. Isto é, saindo de uma receita líquida de R$ 129,9 milhões em 2017 para R$ 130,9 milhões em 2019.
Quanto ao EBITDA, houve um crescimento de 4% de 2017 para 2018 e uma queda de 40% de 2018 para 2019. Para piorar ainda mais a situação nos números da companhia, após crescer 19% de 2017 para 2018, a Westwing registrou um prejuízo líquido de R$ 1,4 milhão em 2019.
De acordo com cálculos da Nord Research, em seu insight gratuito, a companhia (na faixa média de preço) negocia a 109x EV/EBITDA. Dessa forma, para eles, com um ROENa análise fundamentalista, o ROE é um dos indicadores mais utilizados e significa, em inglês "Re More de 10% e sem crescimento consistente, o preço do IPO não se justifica.
“Com a forte competição e ausência de vantagens competitivas, WEST precisará buscar mais crescimento para ficar à frente das concorrentes. O site é lindo, mas a margem é baixa.”
afirma a Nord Research.
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