De acordo com o embaixador iraniano, o país está pronto para retomar as negociações de compra de aviões da Embraer (EMBR3), após a saída do ex-presidente Donald Trump.
Em 2015, quando ouve o fim das sanções internacionais contra o Irã, devido ao Acordo Nuclear, o país voltou a negociar com várias fábricas de aviões, como a Boeing, Airbus, ATR, Bombardier e Embraer.
Entretanto, Donald Trump rompeu o acordo feito por seu antecessor – o democrata Barack Obama – e voltou a impor sanções com o Irã. Dessa forma, mesmo que os europeus, os chineses e os russos tenham permanecido no acordo, nenhuma empresa com negócios nos Estados Unidos se atreveria a ir de encontra as sanções.
“Nossas negociações com a Embraer estavam avançadas em 2017, e pretendíamos comprar entre 40 e 50 aviões, creio que do modelo E-190.”
afirmou o embaixador Hossein Gharibi.
Assim sendo, Gharibi diz ter informado o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, que está pronto para negociações.
Acordo Nuclear
Todavia, as sanções americanas seguem em vigor, então se espera que Joe Biden volte ao Acordo Nuclear. Serão necessárias muitas renegociações. Afinal, enquanto o limite de enriquecimento de urânio do acordo é de 3,67%, o Irã atingiu 20%.
De acordo com o embaixador Hossein Gharibi, o chanceler iraniano Mohamed Javad Zarif estaria disposto a retroceder. Questionado sobre, o embaixador respondeu:
“Com certeza, porque o acordo é claro em relação aos compromissos de cada parte. Houve, se não me engano, 15 relatórios da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) atestando que o Irã implementou totalmente seus compromissos.”
Por fim, Gharibi acrescentou que o Irã, assim como os europeus, a China e a Rússia, fazem parte do mundo. E complementou dizendo que “o primeiro passo que os EUA precisam dar é implementar suas obrigações de acordo com a resolução do conselho de segurança.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: