Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

IRB (IRBR3) detecta fraude de R$ 60 milhões em investigação

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com comunicado publicado hoje, a IRB Brasil (IRBR3) informou a conclusão da auditoria independente realizada pela KPMG Assessores e pela Felsberg Advogados. O resultado foi péssimo para a empresa e pior ainda para os acionistas. irb, irbr, irbr3, ações, fraude, warren buffet, Berkshire Hathaway

Document by Diana on Scribd

Primeiramente vale lembrar que em meados de fevereiro, o jornal O Estado de S. Paulo noticiou o envolvimento da Berkshire Hathaway com a IRB. Segundo o jornal a empresa do lendário investidor Warren Buffet, havia triplicado a fatia de ações da IRB em fevereiro. No dia da divulgação da notícia, a ações IRBR3 fecharam o dia em alta de 6,6%. Em 3 de março, o lendário investidor Warren Buffet divulgou que nunca investiu na empresa.

Leia mais  Ações que custam menos de 1 real ou abaixo de 1 real

Fake news

Após a fake news, a IRB passou por auditoria da KPMG e da Felsberg. A auditoria da empresa conseguiu descobrir os responsáveis por espalhar informações falsas sobre a Berkshire Hathaway. De acordo com a IRB, todos os envolvidos no caso não faziam parte da empresa e nem detinham poderes regulares de gestão na época da divulgação da fake news.

Por outro lado, apesar de empresa afirmar que não teve envolvimento com o caso, a nova diretoria da empresa detectou fraude de R$60 milhões. A fraude foi detectada no pagamento de bônus.

“Em fevereiro e março de 2020, foram realizadas operações de recompra de ações da companhia que ultrapassaram as quantidades autorizadas pelo conselho de administração em 2,850 milhões de ações”. Explicou a IRB. Segundo a empresa os responsáveis foram afastados.

A empresa IRB entregou para o Ministério Público Federal, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) os resultados das investigações.

“A empresa vai colaborar com as investigações, conduzidas pelas autoridades responsáveis. Com a IRB fornecendo os devidos esclarecimentos, informações e documentos que se fizerem necessários. Do mesmo modo, a companhia tomará as devidas providências legais. Afim de se ressarcir os prejuízos que lhe foram causados por condutas irregulares cometidas pelos indivíduos envolvidos”.

Próximo passo da IRB (IRBR3)

O conselho de diretoria da empresa IRB (IRBR3) aprovou na última quarta-feira a possibilidade para a deliberação sobre o aumento de capital da companhia. Além da flexibilidade na composição da diretoria executiva e a criação de uma reserva de lucros.

Leia mais  Ações de consumo doméstico sofrem com alta dos juros futuros

Contudo a de acordo com a XP Investimentos, é preciso cautela. A corretora explicou que o fato da empresa buscar um aumento de capital aparentemente é negativa. Pois aparentemente é só uma tentativa de resolver, entre outros problemas, a liquidez com a Susep.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

M. Dias recomprará até 3,5 milhões de ações

Márcia Alves

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

O IRB(Re) realizou o resgate antecipado das debêntures 

Márcia Alves

Santander reduz preço-alvo da Hapvida

Rodrigo Mahbub Santana

Americanas faz proposta para grupamento de ações

Márcia Alves

Ações da Rivian caem 8%: a culpa é da Ford

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário