Ultimamente a IRB Brasil Resseguros (IRBR3) está em alta, mas não suas ações, estas seguem afetadas. Trata-se do nome da companhia, que persiste em continuar ativo nos fóruns de investimentos, sites de notícias e casas de análises e no imaginário do investidor mais assíduo.
O grande fato recente envolvendo a companhia foi o movimento Short Squeeze, que movimentou as ações, levando a crescer 17% no dia 27 de janeiro. Este movimento atípico foi proveniente de um grupo de mensagens no Facebook, denominado “IRBR3 Fórum Investing”. O grupo, que possui mais de 9 mil membros, montou estratégias com a finalidade de pressionar o mercado, assim como ocorreu com a companhia norte-americana GameStop.
Entretanto, não é de hoje que a IRB (IRBR3) passa por situações adversas. Ao longo dos últimos anos as coisas não foram fáceis! Em suma, uma rápida contextualização: esta resseguradora promoveu IPO em 2017, sendo rentável e consistente, cresceu rapidamente na confiança do mercado. Como destaca a Nord Research, a IRB cresceu +445% até sua máxima, no início de 2020.
Acontece que no mesmo ano, a gestora Squadra promoveu um relatório de mais de 150 páginas, onde relatou sobre anos de fraudes contábeis da IRB. Foi quando começou o período sombrio da companhia de resseguros, desde uma queda maior que 80%, até fake news lançadas pelos gestores, que foram demitidos.
Ou seja, o mercado desacreditou, e com razão, do futuro promissor outrora anunciado, e passou a ver as ações IRBR3, da IRB, com desconfiança. Pelo menos foi assim até recentemente!
IRB (IRBR3): “É investimento ou é aposta?”
Assim, com esta pergunta, começa o relatório recente emitido pela casa de análises Nord Research sobre as ações da companhia de resseguros.
Em primeiro lugar, o relatório escrito por Bruce Barbosa explica que as seguradoras negociam a múltiplos de seu patrimônio. Nesse sentido, isto ocorre pela ligação entre ter capital e conseguir cobrir seus passivos, já que ter solidez financeira assegura o sucesso do empreendimento.
Como também fica evidenciado no relatório, a IRB (IRBR3) negociava em 8x seu patrimônio, ao menos era o que dizia a companhia. Que também parece ter fraudado estes dados.
Por fim, a Nord afirma concordar com a Squadra no sentido de que estas ações deveriam estar negociadas abaixo de 1,2x patrimônio que possui.
“IRB atraiu um exército de pessoas físicas que acreditavam (ou acreditam) que ela voltará para o topo, mas sinto lhe informar: ela não voltará.”
Como enfatizado pelo especialista, Bruce Barbosa.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: