O CEO da Holding Itaúsa (ITSA4), Alfredo Setúbal, disse em apresentação anual a investidores que o banco de investimento está monitorando e pretende comprar até 12 empresas nos próximos anos.
Segundo o presidente-executivo, o interesse será para empresas com possibilidade de crescer, gerem caixa, paguem dividendos e alinhadas com valores de governança e socioambientais da Itaúsa (ITSA4). Nessa linha, outras características são foco em companhias no Brasil e que permitam entrada no bloco de controle, possuindo influência sobre a gestão.
“Até uns anos atrás, a gente tinha um portfólio estático e não éramos vistos pelos bancos de investimento e pelos gestores de private equity como investidores. Agora, a gente entrou no circuito”, disse o presidente-executivo.
Inclusive, Setúbal adiantou que a companhia possui de 18 a 20 processos em andamento e tem expectativa de que dois ou três se tornem investimento. Contudo, não significa que o processo de aquisição da Itaúsa (ITSA4) será necessariamente realizado em 2020.
Além disso, os investimentos serão na faixa de R$ 1,5 a 2 bilhões em diferentes setores como educação, saúde, saneamento e energia limpa.
Por outro lado, o CEO já adiantou que a Itaúsa (ITSA4) não pretende comprar empresas no exterior, nem startups e fintechs. Dessa maneira, fica a cargo do Itaú Unibanco (ITUB4) o que for do setor financeiro.
Nesse sentido o executivo reforça que os investimentos não se caracterizam como diluição, mantendo o banco Itaú (ITUB4) como ativo relevante.
“Vemos o Itaú como um grande ativo da Itaúsa. Não queremos diluição relevante. O banco vai passar por essa onda de digitalização e vai sair fortalecido, com participação grande de mercado nos próximos anos”, completou Alfredo Setúbal.
Itaúsa (ITSA4) pode transformar investimentos em dividendos
Considerando as características das empresas procuradas pela Itaúsa (ITSA4), Alfredo Setúbal disse não ter pressa em encontrar esses ativos para investir nos próximos anos. Caso não seja possível fazer o investimento, a holding pretende manter os ativos que possui e distribuir mais dividendos.
Vale dizer que a Itaúsa (ITSA4) possui em portfólio participação, além do banco Itaú (ITUB4), nas companhias Alpargatas (ALPA4), Duratex (DTEX3), NTS S.A. e mais recentemente a Copagaz, que ainda precisa de aprovação pelo CADE.
Para conferir a apresentação aos investidores, acesse aqui.
LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio
Nossas redes: