Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Jogo de mercado ou perigo sanitário? China embarga importações da Marfrig e JBS

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O governo Chinês voltou a embargar nesta manhã a importação de carne bovina de frigoríficos brasileiros, em especial da Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3). Em comunicado enviado ao ministério da Agricultura, a China informa que estão suspensas por períodos de até um mês as exportações de carne bovina de mais quatro unidades brasileiras. A motivação da ação, novamente, teria sido por eles terem encontrado traços de COVID-19 nas embalagens de tais unidades. Mas será este o verdadeiro motivo?

A China tem um histórico complicados com casos sanitários, (vide a eclosão da pandemia de Covid que se originou no país). E o governo segue extremamente cauteloso após este histórico.

A lista das unidades que estão suspensas desde ontem, são as seguintes: JBS – Lins/SP (SIF 337) JBS – Senador Canedo/GO (SIF 2058) Marfrig – Promissão/SP (SIF 2543) Marfrig – Varzea Grande/MT (SIF 2015)

Leia mais  JBS (JBSS3) tem expressiva alta no lucro no resultado do 3T21

Além das plantas brasileiras, duas plantas frigoríficas russas e uma uruguaia foram suspensas também.

As suspensões tem variações de tempo, no caso do Marfrig de Promissão/SP, o tempo de suspensão é de 4 semanas. Já para as outras três plantas frigoríficas brasileiras o tempo de suspensão é de 1 semana. Vale ainda lembrar que outras unidades, como a de Mozarlândia da JBS, estão suspensas a mais de 60 dias. “A decisão da China de suspender as importações de carne bovina da unidade da JBS em Mozarlândia (GO), no Vale do Araguaia, vem saturando o mercado de animais prontos para abate da região, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Mozarlândia, Belchior Machado”

Por outro lado, as movimentações também podem conter motivos comerciais ocultos. Como estratégia comercial e buscando renegociar contratos, a China já utilizou de tal medida antes.

Diante disso, alguns analistas apontam que essa é uma das mais justificáveis causa dos atuais embargos. Lembrando que o país asiático, acabou de liberar inúmeras plantas frigoríficas nos EUA. Os grandes economistas e analistas de mercado pecuário, trouxeram suas avaliações referentes aos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), computados em abril/22 e durante as duas semanas deste mês de maio.

“Pela primeira vez na história, os preços médios de exportação da carne bovina brasileira in natura oscilam acima do patamar de US$ 6.000/tonelada” apontou o analista da Agrifatto.

A Secex, divulgou que os preços médio mensal da carne bovina embarcada no período ficou em US$ 6,34 mil/t. Esse valor representa um avanço de 2,1% ante a média de abr/22, continuando no processo de renovação de máximas históricas de preço.

Leia mais  Expansão global: Marfrig consegue liberação para exportar carne para a Indonésia


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  JBS entra no mercado farmacêutico
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Capital Research Global Investors aumenta posição na JBS

Márcia Alves

Reviravolta na trajetória: Irmãos Batista voltam ao conselho da JBS

Paola Rocha Schwartz

JBS entra no mercado farmacêutico

Rodrigo Mahbub Santana

Marfrig (MRFG3) lidera as baixas do setor frigorífico nesta 5ªF

Leonardo Bruno

Marfrig lidera quedas do setor frigorífico: o que aconteceu?

Leonardo Bruno

JBS, Marfrig ou Minerva? Qual a melhor opção para comprar hoje?

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário