Guia do Investidor
john templeton
Guias

John Templeton: quem foi? História, frases, livros e estratégias

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O investidor John Templeton (conhecido também como Sir. John Templeton) foi um banqueiro, investidor, gestor de fundo e investidor filantropo, além de ser formado em direito. John é considerado por muitos como um dos grandes investidores de nossos tempos.

Isso porque os investidores que não eram adeptos ao método do “pai do value investing” — Benjamin Graham, confira o post completo, clicando aqui. Além disso, igual na outra publicação, se tivermos uma classificação sobre os maiores investidores, é obrigatoriamente que tenham nomes desses investidores em uma posição alta.

Quem é John Templeton?

John Templeton nasceu em 29 de novembro de 1912, na cidade de Winchester, estado do Tennessee, nos Estados Unidos (EUA). Além disso, o mesmo frequentou a Yale University, em 1934 uma das mais reconhecidas universidade do país, sendo considerado como um dos melhores da turma.

Entretanto, como a faculdade era paga, ele arcou parte de sua educação com o que ganhava jogando poker. Nesse sentido, também estudou na Oxford University, no Reino Unido, onde conseguiu obter o diploma em direito, em 1936.

Um outro detalhe é que o John Templeton, assim como Warren Buffett, também foi aluno de Benjamin Graham, o “pai do value investing” (confira história de Graham, frases e tudo mais, clicando aqui).

Dessa maneira, depois de se formar, Templeton viajou ao redor do mundo e voltou para os EUA convencido de que os mercados financeiros de outros países oferecem muitas oportunidades. Com essa perspectiva sobre os outros mercados, houve uma influência profunda em suas atividades no mercado de investimentos.

Após um tempo, ele conseguiu obter as credenciais Chartered Financial Analyst (CFA). A partir disso, tornando-se finalmente um Analista Financeiro Credenciado.

Carreira

Após se formar em 1936, começou a trabalhar no mercado financeiro em 1937. Em um momento que dá calafrios apenas de imaginar, foi durante a Grande Depressão em 1939, comprando 100 ações de cada empresa listada na NYSE — bolsa de valores de Nova Iorque, que estavam sendo cotadas igual ou abaixo de US$ 1. Dessa maneira, naquela época conseguiu adquirir um total de 104 empresas.

Leia mais  Quem foi Philip Fisher: o pai do “Growth Investing”

Na sua carteira de investimentos, que detinha de 104 empresas, 34 dessas empresas, no momento da compra estava em período de Recuperação Judicial (RJ — Falência). Dessas 34 empresas, apenas quatro não conseguiram êxito em concluir a recuperação. Entretanto, as outras demais empresas, conseguiram recuperar os valores de mercado e conseguiram obter de grandes lucros.

Em resumo, após os cinco anos, quando as empresas recuperaram, sua carteira de investimentos alcançou uma rentabilização de mais de 400%. Entretanto, isso não tornou John Templeton bilionário. O que fez de fato se tornar bilionário foi sua iniciativa pioneira de usar fundos mútuos globalmente diversificados.

Templeton Growth Fund

Em 1954, ele fundou o Templeton Growth Fund, um dos primeiros fundo a investir no Japão em meados da década de 1960. Além disso, ele criou outros fundos de investimentos focados em alguns setores, como energia nuclear, químicos e eletrônicos. Após alguns anos de estudo, o Templeton Growth Fund abriu para investidores, com cinco fundos e mais de US$ 66 milhões sob sua administração.

Posteriormente, nos anos 60, ele procurou países emergentes, com isso foi um dos primeiros fundos a investir no Japão. Naquele o momento, a economia tinha sido fortemente abalada devido ao fracasso nipônico na Segunda Guerra Mundial.

Isso porque o John Templeton viu uma oportunidade única em investir na reconstrução do país nos anos seguintes. Ele sabia que os japoneses valorizavam o trabalho duro, assim como respeitavam muito suas tradições. Assim, ele esperava que a população faria o possível para se reerguer e reerguer o país o mais rápido possível.

Dessa maneira, em um determinado período, o fundo chegou a possuir 50% das ações lotadas nas bolsas japonesas. Naquele momento, o Templeton Growth Fund, foi o maior investidor estrangeiro a investir no Japão. O Templeton Growth Fund, sem dúvida devido ao brilhantismo de John Templeton, rapidamente ganhou notoriedade por ter sido o primeiro a entrar no mercado japonês.

Isso porque, apenas um ano depois, em 1969, o mercado e a grande maioria dos investidores e gestores, perceberam que as ações do mercado japonês estavam “baratas demais” e a partir desse momento, começaram a investir no mercado nipônico.

Leia mais  Como os maiores investidores da bolsa brasileira investem?

O mesmo teve um retorno médio de 14,7% ao ano, contra 10% de média dos outros fundos, entre o período de 1954 a 1992. E após esse período, vendeu a holding para a companhia Franklin Group.

Projetos Sociais

John Templeton foi considerado por muitos um dos filantropos mais generosos do seu tempo, tendo doado mais de 1 bilhão de dólares para causas sociais. Seguindo no mesmo nome da companhia, em 1987, John Templeton fundou a The Templeton Foundation. Que tinha vários projetos, cujas atividades principais estavam relacionadas ao interesse do fundado em espiritualidade. Contudo, vale destacar que John era cristão presbiteriano.

Um pouco antes da venda do seu fundo, ele renunciou à cidadania americana (mantendo dupla cidadania britânica e bahamiana). Dessa maneira, fazendo esse processo, permitiu que ele economizasse cerca de 100 milhões de dólares em impostos com a venda, que ele destinou à filantropia. Além desse valor que ele economizou em impostos, ele dedicou mais de 1 bilhão de dólares a causas de caridade.

Aliás, é importante ressaltar que nesse período e esses atos, fizeram o John ser condecorado como Cavaleiro pela Rainha da Inglaterra, Elizabeth II (por isso ele é mencionado como “Sir” John Templeton). Em 2007, foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes, da Revista Times, pela “busca da compreensão espiritual, muitas vezes por meio de pesquisas científicas”, por meio da Templeton Foundation.

Frases de John Templeton

Remember, no investment is forever.
Tradução livre: “Lembre-se de que nenhum investimento é para sempre.”

John Templeton.

Don’t panic. The time to sell is before the crash, not after.
Tradução livre: “Não entre em pânico. A hora de vender é antes do crash, não depois.”

John Templeton.

An investor who has all the answers doesn’t even understand all the questions.
Tradução livre: “Um investidor que tem todas as respostas, não entende todas as perguntas.”

John Templeton.

A cocksure approach to investing will lead, probably sooner than later, to disappointment if not outright disaster.”
Tradução livre: “Uma abordagem segura de investimento levará, provavelmente mais cedo ou mais tarde, à decepção, se não ao desastre total.”

John Templeton.

The wise investor recognizes that success is a process of continually seeking answers to new questions.
Tradução livre: “O investidor sábio reconhece que o sucesso é um processo de busca contínua de respostas para novas perguntas.”

John Templeton.

High ethics and religious principles form the basis for success and happiness in every area of life.
Tradução livre: “A ética e os princípios religiosos constituem a base para o sucesso e a felicidade em todas as áreas da vida.”

John Templeton.

Livros

Sir John Templeton escreveu diversos livros sobre suas estratégias de investimentos e visões de mundo. Isso porque John era um estudioso da teologia e do divino. Além disso, ele defendeu uma tese que chamou de “disposição humilde” à teologia e disse que “as revelações científicas podem ser uma mina de ouro para revitalizar a religião no século XXI”.

  • Is God the only reality: Science explores the mysteries of the universe (1994);
  • Discovering the laws of life (1994);
  • Golden nuggets (1997);
  • Humble approach: Scientists discover God (1998);
  • The Templeton plan: 21 steps to success and happiness (1998);
  • Worldwide laws of life: 200 eternal spiritual (1998);
  • Riches for the mind and spirit: John Marks Templeton’s Treasury of words… (2007);
  • Investing the Templeton way: The market-beating strategies of value investing’s (2008).
Leia mais  Benjamin Graham: Quem foi? Conheça seus livros, frases e mais

Estratégia de John Templeton

O Sir John Templeton juntou todo o seu ensinamento sobre investimentos, em apenas 10 princípios que, até o momento funcionam como uma obrigação para o processo de seleção para escolha dos ativos:

  • Invista pelo retorno real.
    O verdadeiro objetivo de qualquer investidor de longo-prazo é a maximização do retorno real após os impostos.
  • Mantenha sua mente aberta.
    Nunca adote um tipo de ativo ou um método fixo de seleção permanentemente. Tente se manter flexível, com a mente aberta e céptica.
  • Nunca siga a multidão.
    Se você comprar as mesmas ações que a multidão, conseguirá o mesmo resultado que a multidão. Comprar quando todos estão vendendo e vender quando todos estão comprando requer uma grande autoconfiança, mas trás excelentes recompensas.
  • Tudo muda.
    Mercados em queda têm sido sempre temporários. Da mesma forma que mercados em alta.
  • Evite o popular.
    Muita gente junta acaba por destruir qualquer fórmula de seleção de ações ou qualquer tentativa de “market timing”.
  • Aprenda com seus próprios erros.
    “Desta vez vai ser diferente” está entre as cinco palavras mais caras da história do Mercado.
  • Compre em épocas de pessimismo do Mercado.
    A época de maior pessimismo é a melhor hora de se comprar, e a época de otimismo é a melhor época para se vender.
  • Lute por valor e barganhas.
    No Mercado de ações, a única forma de encontrar barganhas é quando todos estão vendendo.
  • Procure pelo mundo todo.
    Se você procurar pelo mundo todo irá encontrar mais barganhas do que se fixar a apenas um país.
  • Ninguém sabe tudo.
    Um investidor que tem todas as respostas nem entendeu as perguntas.

Em conclusão, essas estratégias seguem muito com as frases criadas pelo mesmo do John Templeton, mas dessa maneira, acreditamos que com esses 10 passos você já está um nível acima das pessoas que querem investir.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Benjamin Graham: Quem foi? Conheça seus livros, frases e mais

Gabriel Tavares

Como os maiores investidores da bolsa brasileira investem?

Diego Dias

Joel Greenblatt: quem é, como e onde investe?

Diego Dias

Como investem os grandes investidores da Bolsa?

Diego Dias

Quem foi Philip Fisher: o pai do “Growth Investing”

Diego Dias

Deixe seu comentário