Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Juros caem: renda fixa fica mais arriscada

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A renda fixa está ficando mais arriscada atualmente devido ao cenário de queda de juros e baixa da Selic. Desse modo, é importante entender se esse é o momento para migrar para um outro tipo de investimento.

Assim, se faz necessário entender a diferença que faz quando ocorre esse tipo de mudança no mercado financeiro. Então vamos entender a situação atual e chegar a uma conclusão se ainda vale a pena investir em renda fixa.

Renda fixa e a taxa de juros em queda

Atualmente a taxa Selic chegou a um patamar histórico de diminuição, ficando assim em 5%. Dessa forma, a poupança acaba deixando de ser uma boa opção e perde para os outros tipos de investimentos.

Leia mais  Além da caderneta de poupança, confira outras portas de entrada para investimentos

Nesse sentido, a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) resolveu diminuir ainda mais a Selic. Pois, anteriormente eram 5,5% e agora o patamar é de apenas 5%, o que já era esperado nas projeções.

Além disso, essa redução se dá pelo fato de que o crescimento econômico e a inflação estão baixos no momento. Enquanto que a Reforma da Previdência também é fator importante nessa mudança.

Anteriormente o valor dos juros estava em dois dígitos, o que gerava uma rentabilidade mais alta, valorizando a renda fixa. Assim, o recomendado é pela diversificação da carteira de investimentos.

Ou seja, também é interessante migrar para o mercado de renda variável, buscando melhores oportunidades. Pois, os CDBs, a poupança, Tesouro Selic e os fundos DI pagarão menos nesse cenário de baixa na Selic.

Sem dúvida os ganhos serão menores com a queda de juros e desse modo é importante analisar o mercado. Títulos e investimentos que forem atrelados a taxa Selic e aos juros renderão menos. Então, a renda fixa deixa de ser uma ótima oportunidade e passa a ser apenas uma das opções.

Leia mais  Ibovespa perto do "zero a zero" e Méliuz em disparada: confira os "agitos" da bolsa nesta sexta-feira

Portanto, é interessante montar uma carteira diversificada para que os ganhos possam ser adequados. Contudo, cabe ao investidor decidir o melhor para ele e quais resultados ele almeja.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Ações da empresa de Trump continuam em queda

Rodrigo Mahbub Santana

Ranking das carteiras recomendadas para essa semana

Márcia Alves

Deixe seu comentário