Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Juros caem: renda fixa fica mais arriscada

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A renda fixa está ficando mais arriscada atualmente devido ao cenário de queda de juros e baixa da Selic. Desse modo, é importante entender se esse é o momento para migrar para um outro tipo de investimento.

Assim, se faz necessário entender a diferença que faz quando ocorre esse tipo de mudança no mercado financeiro. Então vamos entender a situação atual e chegar a uma conclusão se ainda vale a pena investir em renda fixa.

Renda fixa e a taxa de juros em queda

Atualmente a taxa Selic chegou a um patamar histórico de diminuição, ficando assim em 5%. Dessa forma, a poupança acaba deixando de ser uma boa opção e perde para os outros tipos de investimentos.

Leia mais  Invista com inteligência e fuja da poupança, diz economista

Nesse sentido, a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) resolveu diminuir ainda mais a Selic. Pois, anteriormente eram 5,5% e agora o patamar é de apenas 5%, o que já era esperado nas projeções.

Além disso, essa redução se dá pelo fato de que o crescimento econômico e a inflação estão baixos no momento. Enquanto que a Reforma da Previdência também é fator importante nessa mudança.

Anteriormente o valor dos juros estava em dois dígitos, o que gerava uma rentabilidade mais alta, valorizando a renda fixa. Assim, o recomendado é pela diversificação da carteira de investimentos.

Ou seja, também é interessante migrar para o mercado de renda variável, buscando melhores oportunidades. Pois, os CDBs, a poupança, Tesouro Selic e os fundos DI pagarão menos nesse cenário de baixa na Selic.

Sem dúvida os ganhos serão menores com a queda de juros e desse modo é importante analisar o mercado. Títulos e investimentos que forem atrelados a taxa Selic e aos juros renderão menos. Então, a renda fixa deixa de ser uma ótima oportunidade e passa a ser apenas uma das opções.

Leia mais  Órama Investimentos aposta nas ações da Randon (RAPT4) para continuar lucrando em sua carteira semanal

Portanto, é interessante montar uma carteira diversificada para que os ganhos possam ser adequados. Contudo, cabe ao investidor decidir o melhor para ele e quais resultados ele almeja.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Embraer entrega 47 Jatos no 2T24 e carteira sobe US$ 21,1 bi

Paola Rocha Schwartz

Carteira de crédito em 2024 tem estimativa de alta de 10%

Fernando Américo

Campos Neto diz que Selic a 10,5% é “suficientemente alta”

Paola Rocha Schwartz

Banco Central provoca governo com referência a “Divertidamente”

Paola Rocha Schwartz

O “cobertor curto” da economia brasileira em 2024

Autor Convidado

O ambiente econômico não permite redução de juros

Autor Convidado

Deixe seu comentário