O setor de Papel e Celulose está inserido em um contexto que evidencia o aspecto positivo da oscilação do preço da commodity, que influenciou as companhias no resultado 4T20, e parece seguir em 2021.
Nesse sentido, segundo o relatório lançado pelo Inter Research, no período entre os meses de outubro e dezembro, os resultados das companhias de commodities surpreenderão. Ou seja, os números tendem a estarem alinhados com o registrado no trimestre anterior ao estudado, com a diferença do cenário de preços.
Projeções do Inter para o resultado do 4T20
De acordo com os especialistas, as receitas do segmento podem ser impactadas por volumes levemente mais altos. Entretanto, os efeitos dos anúncios de reajustes de preços tendem a aparecer apenas no 1T21.
Quando se trata das margens das companhias, estas sofrem pela elevação nos custos de produção, que está relacionado com as paradas para manutenção do 4T20. Por sua vez, no cenário da celulose, há o quadro de maior demanda por parte da China, que aliada a alta de preços de celulose causam fortes efeitos.
Além disso, o Inter indica que a velocidade da atuação dos aumentos mostra a tendência que este setor tem ao ponto de inflexão.
Em suma, ao longo do 4T20, este movimento de consumo relacionado com a força do e-commerce teve resultado constante. “Devemos ver maiores volumes de embalagens, com caixas de papelão e papel cartão avançando”.
Além disso, os especialistas apontam que os aumentos de preços em relação ao papel estimularam a suavização da pressão nas margens do segmento. Sendo assim, houve melhora na sustentabilidade da indústria.
Cenário futuro e indicações
Certamente, segundo os analistas, o ano de 2021 tende a ser positivo, principalmente pelos preços e demanda crescentes. Este movimento influencia as expectativas de melhores margens. No mais, o 1T20 está em tendência de avanços, principalmente pelos anúncios feitos ao longo do 4T20.
Por fim, dadas as expectativas do resultado do setor de celulose no 4T20, a recomendação para SUZB3 é neutra, com um preço-alvo de R$ 68. Já para a KLBN11, a recomendação é de compra, com o preço-alvo R$ 35 por ação.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: