Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

LATAM entra com pedido de falência

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nesta terça-feira a LATAM Airlines Group SA entrou com pedido de proteção contra falência nos EUA. Tornando-se a maior empresa aérea a entra com pedido de falência devido a crise do coronavírus.

Outra que buscou proteção contra falência nos Estados Unidos, foi a rival Avianca da Colômbia. Porém, diferentemente da Avianca, a LATAM durante 4 anos seguidos registrou lucros de mais de US$ 700 milhões. A diretoria da Latam recentemente aprovou o pagamento de dividendos.

O CEO da Latam, Roberto Alvo, em um comunicado sobre o pedido de falência, fez a seguinte declaração:

“Implementamos uma série de medidas difíceis para mitigar o impacto dessa interrupção sem precedentes do setor, mas no final das contas esse caminho representa a melhor opção”.

De fato a LATAM é uma das maiores e mais conhecidas empresas na América do sul. Liderando o mercado de viagens aéreas internacionais na região. Além de ser uma das principais empresas de vôos domésticos no Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, Peru e Equador.

Vale destacar que as empresas da América Latina ainda não conseguiram um resultado positivo na busca de resgates nos EUA. Ao contrário de rivais nos Estados Unidos e na Europa.

Dessa maneira a LATAM continuará oferecendo seus serviços de transporte enquanto estiver em proteção contra falência. O Chile se recusou a ajudar a Latam.

Latam no Brasil

Aqui no Brasil, a subsidiária da empresa está negociando com o governo um resgate de até 2 bilhões de reais (US $ 367,45 milhões) que ainda não foi aprovado. Sendo assim se as negociações com o governo brasileiro forem bem-sucedidas, dará mais um fôlego para a maior subsidiária da LATAM.

De fato a empresa declarou que possui uma dívida de US$ 7,6 bilhões. Sendo que US $ 460 milhões em empréstimos vinculados à sua subsidiária brasileira. Que não está fazendo parte do processo de falência.

Em resposta, A LATAM demitiu 1.800 funcionários, dos mais de 40.000, antes do pedido de falência.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário