Continua após o anúncio
Apresentando sua nova identidade neste ano, o banco digital Letsbank está na disputa entre as novas fintechs com foco em soluções financeiras para pequenas e médias empresas, mas será que ela é confiável?
O Guia do Investidor reuniu a seguir os dados gerais, serviços oferecidos e a avaliação do banco digital no Reclame Aqui para você avaliar se vale a pena ou não. Confira.
Índice de conteúdo
Sobre o Letsbank
A princípio, para falar sobre o Letsbank, é preciso conhecer dois personagens importantes para seu início e desenvolvimento: o Banco Voiter (antigo Banco Indusval) e o empresário Pércio de Souza.
Banco Voiter
Sobre o Banco Voiter, ele se trata de uma instituição financeira com mais de 50 anos no mercado oferecendo produtos de crédito, renda fixa e finanças corporativas para grandes e médias empresas. Nessa trajetória, o banco fez uma reestruturação em 2018 que resultou em sua identidade atual. Além disso, também ocorreu a criação do Letsbank, braço digital voltado para Pequenas e Médias Empresas (PME), chamado primeiramente de Smartbank.
Pércio de Souza
No caso de Pércio de Souza, ele é um empresário fundador da Estater, butique de investimentos especializada em fusões, aquisições e reestruturação de empresas. Devido a sua experiência, ele recebeu a missão de resolver a saúde financeira do Banco Indusval, que registrava sucessivos prejuízos, entre outros problemas. Por isso, o executivo teve papel como um dos responsáveis pela reestruturação do Banco Voiter, bem como a criação do banco digital Letsbank.
Desde o seu início em 2018, o Smartbank buscou se destacar por meio das parcerias que lhe poderiam render mais atratividade e penetração de mercado. Em suma, na visão estratégica, o acesso a grandes parceiros também renderia uma aproximação das bases de clientes que, por sua vez, iriam beneficiar a fintech.
“As parcerias com as grandes empresas são a nossa primeira ponte para chegar ao ecossistema sobre o qual eles têm influência, de clientes (também empresas) e fornecedores.”
Marcelo Bella, CEO do LetsBank.
Mas além das parcerias, operações de aquisição e investimentos fazem parte do projeto de desenvolvimento. Por exemplo, ocorreu neste ano a compra da IOUU, fintech especializada em empréstimos peer-to-peer para empresas. Em seguida, a identidade do banco passou de Smartbank para o atual Letsbank.
Além disso, o recente investimento de R$ 85 milhões da holding controladora, a NK 031 Empreendimentos e Participações, irá ajudar a fortalecer o negócio de crédito do banco digital, que busca oferecer taxas de juros mais baixas, entre outras soluções.
O que o Letsbank oferece?
De acordo com o Letsbank, o banco oferece soluções financeiras integradas a plataformas e ecossistemas B2B (Business-to-Business), isto é, com foco em pessoa jurídica.
Nesse sentido, as empresas podem contar os seguintes serviços: Conta corrente PJ, Linhas de crédito, Cartão Corporativo, App integrado e acesso ao Ecossistema financeiro dos parceiros.
Conta corrente PJ
- Em resumo, o cliente vai contar com:
- Conta, compliance e onboarding;
- Saldo e extrato;
- Crédito;
- Pix;
- Emissão de boletos;
- Transferências;
- Pagamentos;
- Emissão de cartões;
- Token de autorização.
Linhas de Crédito
- Em resumo, o cliente vai contar com:
- Crédito personalizado: Uso dos dados transacionais dos parceiros na construção de ofertas mais assertivas;
- Funding: Disponibilidade em ajudar a financiar a base de clientes dos parceiros;
- Capital de giro: Crédito parcelado sem complicação, pensado para micro e pequenas empresas.
Cartão Corporativo
- Em resumo, o cartão vai contar com as seguintes características:
- Cartão Internacional Visa;
- Sem anuidade;
- Cartão virtual no app;
- Compras físicas e online no débito, cujo crédito ficará atrelado ao saldo;
- Saque fácil na Rede 24h e Saque&Pague;
- É aceito em serviços de assinatura e mobilidade.
App Integrado
- Em resumo, o app vai contar com as seguintes características:
- Extratos de conta e comprovantes;
- Transferências por PIX, TED e TEF;
- Relatório de vendas;
- Pagamentos com leitor de código de barras;
- Emissão de boletos personalizados no app;
- Recursos de multiusuários com mesmos poderes;
- Chat no aplicativo;
- Token e notificações para transações seguras.
Ecossistema financeiro dos parceiros Letsbank
A respeito do ecossistema financeiro oferecido pelo Letsbank, os destaques são os parceiros, cujos negócios se complementam e atendem assim diversas áreas dos clientes PJ. Em síntese, os parceiros são os seguintes:
- Estater: Gestão, investimentos e assessoria;
- Banco Voiter: Banco de negócios crédito, investimentos e agronegócio;
- Iouu: Fintech especialista em crédito para micro, pequenas e médias empresas;
- TRR: Inteligência em seguros de saúde e bem estar e gestão de benefícios;
- Seu Guru: Ofertas de seguros para profissionais autônomos.
Até o momento, o Letsbank conta com parcerias envolvendo 29 grandes empresas dos mais diversos setores. Mas vale dizer que existem outras em andamento com ao menos 20 empresas, como a Natura e Comgás, de acordo com a entrevista de executivos da fintech feita para o portal NeoFeed.
Letsbank no Reclame Aqui
Para entender a percepção dos clientes sobre o Letsbank, o Guia do Investidor pesquisou pela página do banco digital no site Reclame Aqui. Todavia, só foi possível o cadastro do nome anterior da fintech, ou seja, o Smartbank.
Ainda assim, os resultados encontrados foram inconclusivos. Isso ocorreu, pois, conforme a imagem a seguir, o banco não possui uma nota final em nenhuma das categorias de tempo.
Nesse sentido, a ausência de uma nota se deve ao baixo número de reclamações na Smartbank, ainda que o perfil exista há 2 anos no site. Portanto, o que se pode afirmar é que durante esse período ocorreram 15 reclamações, sendo a mais recente datada de julho de 2021.
Afinal, o Letsbank é confiável?
Certamente, o Letsbank mostra um grande potencial pelas relevantes parcerias obtidas em seu pouco tempo de existência. Ao mesmo tempo, a fintech conta com o apoio do Voiter para acelerar o desenvolvimento, afinal o banco possui uma longa experiência de atuação atendendo a área de pessoas jurídicas.
Por outro lado, o seu banco controlador ainda não chegou a um desempenho com resultados consistentes (confira o resumo mais recente acessando aqui). Além disso, o banco digital ainda não chegou a acumular muitas avaliações, onde é possível enxergar os problemas com mais transparência.
Por isso, o Letsbank pode ser visto como confiável pelo seu bom histórico individual e liderança executiva, mas com ressalvas por ser muito novo e ainda não contar com uma quantidade adequada de avaliações.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.