Guia do Investidor
setores
Ações

Lista das principais empresas da Bolsa e BDR’s por setor

Avalie este post:
[Total: Média: ]

Para aqueles que estão iniciando na , neste artigo falar sobre os setores que compõem a bolsa. Assim como listar algumas empresas que fazem parte de cada setor e carteira.

Em princípio pode parecer um pouco confuso. Contudo, se o investidor encontrar um setor que lhe agrade fica mais fácil procurar pelas melhores empresas. Assim, ser sócio de uma delas será tão prazeroso quanto receber os .

Como escolher a melhor ação

Para iniciarmos vamos listar todos os setores que estão listados na , a bolsa de valores nacional. Dentro de cada setor datemos alguns exemplos de empresas que os compõem.

Assim facilitando a escolha pela melhor empresa e setor sempre seguindo o perfil de cada investidor. Caso o leitor não tenha ideia de qual perfil se enquadra, recomendamos que faça os questionários da corretora. Ele deve ser feito no momento de abrir a sua conta.

Preenchendo as questões será mais fácil encontrar o investimento certo para cada tipo de perfil. Que pode ser arrojado, médio ou conservador. Outra dica é utilizar o comparador de através do endereço https://guiadoinvestidor.com.br/comparador/.

Setores da bolsa de valores, como são divididos

Os setores da listados na bolsa de valores nacional estão entre os abaixo:

  • Setor de bens industriais;
  • Consumo cíclico;
  • Consumo não cíclico;
  • Setor financeiro;
  • Materiais básicos;
  • Outros;
  • Petróleo, Gás e Biocombustível;
  • Saúde;
  • Tecnologia da informação;
  • Telecomunicações;
  • Utilidade pública.

Vamos falar agora de cada um deles e citar algumas empresa que fazem parte de cada carteira, por assim dizer. Lembrando que cada setor atende a um perfil de investidor, fique atento ao seu.

Setor de bens industriais

Neste setor estão as maiores empresas do planeta. Entre elas estão listadas abaixo as mais conhecidas pelos investidores iniciantes. Além de serem as que mais tem procura para investimento, uma vez que tem suas marcas sólidas no mercado.

Leia mais  As ações mais compradas e vendidas após Coronavírus

BDR’s:

Existem ao todo na bolsa brasileira cerca de 347 empresas listadas. E desde 2016 o Index da B3 já cresceu mais de 30%. Mesmo com a crise e com a pandemia a previsão é de crescimento da bolsa e de investidores brasileiros.

Na B3 existem cerca de 11 diferentes setores onde essas empresas estão distribuídas. Seguindo sua categorização vale lembrar ao investidor que não realize comparações de empresa de outros setores.

No momento de realizar um análise é fundamental que as empresa a serem comparadas estejam no mesmo setor. Assim evitando possíveis discrepâncias em relação a números e interpretações.

Consumo cíclico

O setor de consumo cíclico geralmente é o mais afetado por ruídos. Não somente como os da pandemia ou em alguma crise econômica ou política. As empresa que fazem parte do setor de consumo cíclico também são afetadas por inflação, taxas de juros e câmbio.

Entre elas citaremos algumas como as listadas abaixo:

BDR’s:

Consumo não cíclico

As empresas que fazem parte desse setor geralmente não estão diretamente ligadas a ciclos econômicos. São empresas que fazem parte de subsetores como os de alimentos processados, bebidas, agropecuária, produtos de uso pessoal e limpeza.

Entre as empresa listadas na bolsa estão:

Leia mais  TAG Along: Proteção para pequenos investidores

BDR’s:

Setor financeiro

Dentre as empresas listadas na B3 o setor financeiro corresponde a mais de 36% do total. Sendo que está incluso os subsetores que englobam serviços, previdência e exploração de imóveis. Entre as quais estão:

BDR’s:

Materiais básicos

Conhecido também como um setor inesgotável, o setor de materiais básicos tem listadas empresas de mateira prima. Além de materiais para embalagens e várias peças para a indústria.

Não somente no eu se refere a tecnologia como também sustentabilidade. Entre elas estão as listadas abaixo:

Petróleo, Gás e Biocombustíveis

Como a commodity mais importante do mercado mundial, o petróleo é um dos setores mais importantes. Assim, na B3 estão listadas as maiores empresa nacionais e internacionais de petróleo, gás, e biocombustível. Veja algumas delas:

BDR’s:

Saúde

Dentre os setores considerados duradouros e perenes da bolsa de valores, o setor de saúde se destaca. Isto é, a longo prazo o setor tende a crescer e valorizar as empresas que estão listadas na bolsa.

Dessa forma trazendo lucro para o setor, tanto no recebimento de dividendos como pelo juros sobre capital próprio. O que engloba nos dois casos o recebimento de lucro pelos acionistas.

O setor ainda tem uma previsão de crescimento dentro do Brasil, junto com a expectativa de vida dos brasileiros. O que vem aumentando em função do avanço da medicina no país. Principalmente no que se refere a medicina preventiva e diagnósticos.

Leia mais  O que acontece com uma ação de uma empresa que foi vendida?

Veja algumas das empresas que fazem parte deste setor:

BDR’s:

Tecnologia da Informação

Atualmente a Google, Amazon, Apple, Microsoft e Facebook concentram mais de18% do índice americano ou S&P 500. Nada de extraordinário nisso, se essa empresas não representassem somente 1% de todas as empresa listadas na S&P 500.

Algumas vantagens de se investir em empresas de tecnologia são as constantes inovações e crescimento das empresas. Além de solidez e a grande maioria dos investidores na bolsa brasileira nesse setor são estrangeiras.

Veja algumas dela listada na B3 abaixo:

BDR’s:

Demais setores listados na bolsa de valores

Para finalizamos o artigo, traremos os últimos setores que compõem a B3. Que são os setores de telecomunicações, utilidade pública e outros setores. Sendo que o ade telecomunicações tem empresas como a Oi (OIBR4, OIBR3), TIM (TIMP3) e Vivo (VIVT4).

Além de Verizon (VERZ34), Telebrás (TELB4, TELB3) entre outras. Já o setor de utilidade pública engloba empresa de energia como a Celpe (CEPE6, CEPE5, CEPE3). E Cemig (CMIG4, CMIG3).

Em outros setores temos empresas como a Walt Disney (DISB34), XP Properties. Além da Mauá Capital (MCCI11) e Atompar (ATOM3).

Para ver todos os BDR’s listados na bolsa brasileira, acesse o InvestirGlobal.com.

Avalie este post:
[Total: Média: ]

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Ibovespa volta a cair nesta terça por pressão da Petrobras

Leonardo Bruno

Commodities voltam a cair e Ibovespa não “engrena” nesta segunda-feira

Leonardo Bruno

Número de mulheres que investem na bolsa de valores cresce mais de 700% em dez anos e ultrapassa 1,1 milhão

Guia do Investidor

Analistas do Banco Original falam sobre queda das bolsas, China, reajustes da gasolina e mais

Autor Convidado

Aperto global dos juros e temporada de balanços derruba bolsa

Leonardo Bruno

Curva dos juros americanos está criando “desconto” na bolsa brasileira; aponta Genial Investimentos

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário