Guia do Investidor
mafagafo
Jogos Blockchain

Mafagafo NFT | Mafagafo Token: é golpe? Análise do Game

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O mercado de jogos NFT cresceu muito com novos projetos sendo lançados, contudo, nem todos conquistam o sucesso esperado. Seria esse o caso do game mafagafo NFT e o seu Mafagafo Token?

Com sua versão beta lançada ainda em dezembro de 2021, Mafagafo NFT é um jogo desenvolvimento por uma equipe de brasileiros.

Chamou muita a atenção quando anunciado, principalmente por ter como embaixador um famoso guitarrista e compositor cristão.

Conhecido no meio artístico como Juninho Afram, ele é um famoso guitarrista ganhador do Grammy, além de ser um dos principais nomes apoiadores do projeto.

Não se sabe ao certo qual é a função de um embaixador dentro do game, ainda assim, na época isso atraiu muitos olhares.

Sobre o projeto, como o próprio whitepaper do game descreve:

Mafagafo é um jogo com um perfil único e singular, que se destaca por sua excepcionalidade. É destinado a quem procura combinar diversão e rentabilidade!

É um jogo muito semelhante ao conhecido Fall Guys, trazendo ao público minigames com várias temáticas, mas com possibilidade de ganhar dinheiro enquanto joga.

Assim como em Mafagafo NFT, um game é classificado como Play-to-Earn quando se pode ganhar dinheiro através do ecossistema do jogo.

Ainda, segundo o whitepaper, o objetivo de Mafagafo NFT é:

Agradar o público com diversos mapas, multiplicidade de itens, personagens exclusivos e um ecossistema acessível a qualquer jogador que busca não apenas diversão, mas rentabilidade.”

Mafagafo NFT: é golpe? Veja análise do Game Blockchain
Mafagafo NFT: é golpe? Veja análise do Game Blockchain

Mafagafo NFT: A rentabilidade é o único ponto forte do game?

Apesar da ideia dos desenvolvedores do jogo serem brasileiros não agradar a todos, principalmente devido à má fama que o Brasil tem no cenário de games NFTs após diversos golpes e pirâmides surgirem com brasileiros envolvidos, o fato de que todos os envolvidos com o game possuem um perfil público é ótimo.

Leia mais  Crypto Royale NFT | Crypto Royale Jogo: vale a pena?

Com a desculpa de medo ou insegurança muito jogos evitam publicar a identidade de seus desenvolvedores.

No caso de Mafagafo NFT, isso não acontece, já que os desenvolvedores possuem perfil público, o que é muito bom para a confiabilidade no projeto.

Além disso, uma publicação foi feita na revista Caras e famosos falando do projeto. Tudo com o propósito de divulgar o game.

Isso demonstra um empenho da equipe em fazer o jogo popular, mesmo que de forma paga.

Agora vamos mais além, já que o intuito dessa matéria é ser neutra, vamos falar um pouco dos pontos negativos do projeto.

Nem tudo é perfeito: fraude, golpe ou apenas uma confusão no lançamento?

Até aqui já entendemos que o game tem como inspiração o já conhecido Fall Guys e ao que depender da fama e sucesso desse, Mafagafo não terá dificuldade nenhuma para conquistar o público.

Com isso em mente, o que de negativo podemos encontrar no projeto de Mafagafo NFT?

Antes mesmo do lançamento do beta do game, a equipe do projeto resolveu fazer alguns ICOs, que é uma negociação fechada para investidores.

Quem consegue participar, consegue gerar bons lucros. Isso é muito comum. As moedas ofertadas, nesse caso a MAFA que é o Mafagafo token, são compradas a custos muito baratos. Quando as negociações passam a ser abertas ao público, às moedas se valorizam muito e os investidores dos ICOs lucram com essa valorização, contudo, foi nesse momento que houve o que muitos acusam ter sido um golpe dos desenvolvedores.

Depois do ICO feito pela equipe do Mafagafo NFT, onde varias pessoas compraram MAFA a valores inferiores a 10 centavos, foi feito a oferta púbica da moeda, onde o preço iriá ser ofertado a partir de 10 centavos, assim, todos os que compraram no ICOs iriam ter lucro.

Leia mais  NFT Como Funciona? | O que é NFT? Entenda o que é esse tecnologia

Quando a oferta pública foi feita a moeda foi ofertada a 1 centavo. Isso causou muita confusão e o erro custou caro.

Vários investidores se sentiram roubados, pois investiram no ICO com o intuito de lucrar já na oferta pública da moeda o que não aconteceu.

Erro humano, técnico ou falta de planejamento, várias foram às explicações e suspeitas e a equipe não teve outra escolha a não ser cancelar os ICOs anteriores e devolver o dinheiro de todos, o que também gerou muito problema.

Isso porque várias pessoas alegaram que até hoje ainda não receberam o dinheiro e ficaram no prejuízo.

Contrato aberto é um risco?

A equipe do game, lançou uma nova moeda, chamada de Mafacoin, para tentar resolver os problemas gerados pelo mafagafo token anterior.

O principal problema da nova moeda é que o contrato da mesma está aberto. Um contrato inteligente é usando para manter a creditabilidade e segurança de um projeto.

Com um contrato aberto, os desenvolvedores têm acesso total as moedas e podem fazer delas o que bem quiser.

Diferentemente, um contrato fechado garante que os desenvolvedores não roubarão as moedas, muito menos desviarão.

Outro tipo de golpe é a criação de tokens sem aviso prévio, isso pode gerar uma desvalorização da moeda e consequentemente gerar prejuízo aos jogadores. 

Dessa forma, é fundamental ter um contrato fechado e a posse negada. Assim existe a garantia que o mesmo não será modificado ou alterado.

No caso do Mafagafo token, com a Mafacoin, a nova moeda criada pelos desenvolvedores do game, o contrato é aberto e praticamente todas às moedas do game estão em posse dos desenvolvedores.

Em outras palavras, eles podem fazer absolutamente o que quiser com essas moedas e isso é muito perigoso para quem apoia o projeto.

Entenda que isso não é uma acusação, mas apenas um alerta que é sumamente perigoso esse tipo de contrato.

A confiança não pode ser dada aos desenvolvedores em sua totalidade. Isso não é uma boa prática, para isso é que serve o contrato.

Leia mais  Guild of Guardians Token | Guild of Guardians NFT: game blockchain

Não importa o quão seguro possa ser um projeto. A blockchain deve ser a única responsável pela confiabilidade do contrato.

Mafagafo NFT e o Mafagafo Token: Qual a conclusão?

Como qualquer outro projeto, é muito importante analisar bem todos os aspectos, sejam eles econômicos, de sustentabilidade, segurança, dentre outros. 

O game ser brasileiro sem dúvida é um problema para muitos. A má fama do cenário brasileiro dificulta qualquer projeto, porém a divulgação do perfil de cada um dos envolvidos colabora para que a confiança aumente.

Contudo, é difícil acreditar em qualquer projeto que tenha o contrato aberto. 

Como dito antes, não é questão de desconfiança, mas sim de boas práticas e definitivamente não é uma boa prática aceitar participar de qualquer game ou projeto que tenha seu contrato aberto.

Não há sentido usar um contrato inteligente. Isso quando sua principal funcionalidade não for usada. Motivos para aceitar isso simplesmente não existem.

Concluo que, ao menos até o momento, o projeto não me parece muito confiável, além dos riscos do próprio mercado que já é de alto risco, também devemos contar com a confiabilidade dos envolvidos, já que toda a economia do game gira em torno dos desenvolvedores e da confiança que devemos depositar neles.

Mas lembre-se, não existe verdade absoluta. Tudo pode ser modificado no futuro, já que o projeto ainda está no início. 

Também é um ponto positivo o projeto já ter um game demo disponível, pois comprova que os desenvolvedores estão realmente empenhados em criar o game.

Tomar a melhor decisão é importante. Leia atentamente tudo apresentado e busque por mais informações.

Assim você terá certeza do que fazer e não colocará em risco o seu dinheiro.

Aproveite e conheça nossa categoria especial para notícias do mercado de games NFT e metaverso.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mercado Livre anuncia investimentos de R$ 23 bilhões

Rodrigo Mahbub Santana

Twitter encerra suporte a NFTs

Fernando Américo

Do Lixo ao Luxo das Criptomoedas: Estratégias Internas para Impulsionar Seu Portfólio Digital

Comunicados de Imprensa

Binance e Cristiano Ronaldo lançam coleção gratuita de NFTs

Fernando Américo

Previsão de preço do Apecoin: APE caiu 43%; enquanto QUBE está previsto para 100x em 2023

Comunicados de Imprensa

Vendas de NFTs caem mais de 30% em março, indica relatório

Fernando Américo

1 comentário

Christian 25/06/2022 at 21:43

Eu caí nesse MAFA GOLPE e perdi R$ 3.000,00

Responder

Deixe seu comentário