Maio é o mês “sangrento” do mercado de ações?

Maio é o mês “sangrento” do mercado de ações?

13 de maio de 2019 0 Por Diego Dias

Maio, que mal começou, certamente terá cor de sangue nas setas denunciando a baixa no mercado de ações.

Visto que o ditado da Bolsa americana indica maio, como o mês de liquidar posições, traders estão de olho nos índices. Enquanto alguns analistas parecem pouco preocupados, em relação ao mercado de ações brasileiro.

O que acontece no maio “sangrento”?

A frase com a qual se amaldiçoa o mercado de ações em maio é “Sell in may, and go away”. Sendo que está é uma clara referência a que todos zeram suas posições, e saem de férias nos Estados Unidos.

Ainda que o dito dos traders americanos não contenha a palavra “sangrento” em seu conteúdo, a referência é bastante óbvia. Pois a depreciação dos ativos, acaba por manchar o painel de negociação, com tantos indicadores negativos.

Sendo assim a retração do Ibovespa desde os primeiros pregões de maio, têm trazido ainda mais preocupação quanto a mês. O termo “azarento” cairia melhor para uma tradução.

Brasil e o mundo no maio “sangrento”

O cenário nacional está em vias de aprovar a reforma da previdência, porém longe dos termos da presidência. Isso é algo que tampouco reconforta o mercado de ações.

Além disso estão as más notícias vindas do exterior, como as sanções do presidente americano às exportações do mercado chinês. Para quem esperava o fim da birra entre os dois gigantes, a surpresa foi grande.

Entretanto alguns analistas estão bastante confiantes, que o mercado de ações nacional não sofrerá com as oscilações vindas de cima. Apesar de grande parte dos investimentos brasileiros serem provenientes de lá.

Sendo que consideram a BM&F Bovespa independente de outras bolsas, dada a sua atual conjectura. Pois o passo dos anos trouxe novos investidores, assim como novas parcerias, para respaldar sua atuação de forma única.

Desse modo todo o estardalhaço midiático em torno de maio, pode ser descartado como o mês sangrento. E mesmo que seja assim, as grandes quedas sempre proporcionam ganhos para os traders, no longo prazo.

Qual deve ser a postura dos traders no maio “sangrento”?

Apesar da palavra de ordem em maio ser Sell, existe no mercado certas máximas que indicam o contrário:

  • Se a cotação do ativo sobe, venda
  • Se a cotação está baixa, compre

Sendo assim, é melhor considerar maio, como um mês oportuno para os negócios que serão rentáveis. E para os que necessitam de liquidez imediata, talvez a melhor forma de queimar dinheiro, seja zerando as suas posições.

Enfim, para os que possuem uma carteira no mercado de ações, que a mantenha protegida. Para quem pretende começar uma, este é o momento para comprar barato, e esperar a maré subir novamente.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/