Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Maio é o mês “sangrento” do mercado de ações?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Maio, que mal começou, certamente terá cor de sangue nas setas denunciando a baixa no mercado de ações.

Visto que o ditado da Bolsa americana indica maio, como o mês de liquidar posições, traders estão de olho nos índices. Enquanto alguns analistas parecem pouco preocupados, em relação ao mercado de ações brasileiro.

O que acontece no maio “sangrento”?

A frase com a qual se amaldiçoa o mercado de ações em maio é “Sell in may, and go away”. Sendo que está é uma clara referência a que todos zeram suas posições, e saem de férias nos Estados Unidos.

Ainda que o dito dos traders americanos não contenha a palavra “sangrento” em seu conteúdo, a referência é bastante óbvia. Pois a depreciação dos ativos, acaba por manchar o painel de negociação, com tantos indicadores negativos.

Sendo assim a retração do Ibovespa desde os primeiros pregões de maio, têm trazido ainda mais preocupação quanto a mês. O termo “azarento” cairia melhor para uma tradução.

Brasil e o mundo no maio “sangrento”

O cenário nacional está em vias de aprovar a reforma da previdência, porém longe dos termos da presidência. Isso é algo que tampouco reconforta o mercado de ações.

Leia mais  Ibovespa cai com repercussão do Copom; Confira os destaques da Bolsa hoje

Além disso estão as más notícias vindas do exterior, como as sanções do presidente americano às exportações do mercado chinês. Para quem esperava o fim da birra entre os dois gigantes, a surpresa foi grande.

Entretanto alguns analistas estão bastante confiantes, que o mercado de ações nacional não sofrerá com as oscilações vindas de cima. Apesar de grande parte dos investimentos brasileiros serem provenientes de lá.

Sendo que consideram a BM&F Bovespa independente de outras bolsas, dada a sua atual conjectura. Pois o passo dos anos trouxe novos investidores, assim como novas parcerias, para respaldar sua atuação de forma única.

Desse modo todo o estardalhaço midiático em torno de maio, pode ser descartado como o mês sangrento. E mesmo que seja assim, as grandes quedas sempre proporcionam ganhos para os traders, no longo prazo.

Qual deve ser a postura dos traders no maio “sangrento”?

Apesar da palavra de ordem em maio ser Sell, existe no mercado certas máximas que indicam o contrário:

  • Se a cotação do ativo sobe, venda
  • Se a cotação está baixa, compre
Leia mais  Vale derretendo e Magalu se recuperando: confira os destaques da Bolsa

Sendo assim, é melhor considerar maio, como um mês oportuno para os negócios que serão rentáveis. E para os que necessitam de liquidez imediata, talvez a melhor forma de queimar dinheiro, seja zerando as suas posições.

Enfim, para os que possuem uma carteira no mercado de ações, que a mantenha protegida. Para quem pretende começar uma, este é o momento para comprar barato, e esperar a maré subir novamente.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa abre com queda novamente e Eletrobras inicia em alta

Paola Rocha Schwartz

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Produção da VALE3 potencialmente influencia humor do Ibovespa

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre com alta de 0,05%, atingindo 124.448,58 pontos

Paola Rocha Schwartz

Governo entregou LDO de 2025 com previsão de déficit zero

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário