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Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 831 marcas inauguraram lojas em shoppings no primeiro trimestre de 2023. Em termos de comparação, ao longo de 2022, cerca de 4 mil marcas anunciaram inaugurações de novas unidades em shoppings, ano marcado por uma grande expansão no setor. Em 2021, esse montante foi de 3.500 marcas.
Segundo o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, os segmentos que mais expandiram nos três primeiros meses deste ano, foram: Alimentação e Bebidas (36%), seguido por Vestuário (14%), Perfumaria e Cosméticos (6%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (5%), Calçados (4%), Serviços Estéticos (4%), Acessórios (4%), Entretenimento (4%), Telefonia e Acessórios (3%), Artigos Esportivos (2%), Serviços Médicos (2%) e Relojoaria e Joalheria (2%).
Entre as marcas, as 10 primeiras colocadas que mais abriram novas unidades entre todos os segmentos mapeados são: Milky Moo (1ª), Fini (2ª), Ótica Chilli Beans (3ª), Ice Cream Roll e Natura (4ª), Vivo (5ª), Popeyes e Cheirin Bão (6ª), Kopenhagen e Starbucks (7ª), Cacau Show (8ª), Kekala Custom Picolé (9ª) e KFC (10ª).
Destaques por segmento – Entre as 831 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 1T23, dois segmentos se destacaram por terem lojas inauguradas acima da média e por possuírem abrangência em pelo menos mais de uma região.
O segmento de Alimentação e Bebidas liderou o ranking das top 10 que mais inauguraram no 1º trimestre de 2023, com 36% de representatividade. No total, 299 marcas diferentes foram identificadas, e, dentre elas, as franquias representaram a grande maioria. Entre os destaques, estão: Milky Moo, Fini, Ice Cream Roll, Popeyes, Cheirin Bão, Kopenhagen, Starbucks, Cacau Show, Kekala Custom Picolé e KFC.
O segmento de Vestuário ocupou a 2ª colocação, com 14% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 116 marcas distintas foram mapeadas e, entre as que mais se destacaram neste trimestre, estão: Criatiff, Caedu, Riachuelo e Lupo.
O levantamento Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão ainda constatou que, no 1º trimestre de 2023, o nível de vendas dos shoppings cresceu 6,8% em relação ao mesmo período de 2022.
Segundo o presidente da Abrasce, Glauco Humai, influenciadas pela evolução no modelo de negócios dos empreendimentos que incrementaram novas opções de lazer, entretenimento e serviços para atrair mais visitantes, as marcas sentem-se cada vez mais motivadas a expandirem seus negócios nos shopping centers. “É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e atraídas por um ambiente em constante evolução. Somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos”, finaliza o executivo.
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