Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Mastercard é notificado pelo Procon por aumento de taxa de intercâmbio: entenda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Empresa deverá explicar sobre aumento de “taxa de intercâmbio” cobrada dos supermercados

O Procon-SP notificou a empresa Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda. solicitando explicações sobre notícias relatando aumento da “taxa de intercâmbio” cobrada dos supermercados. O valor deve ser pago pelo lojista cada vez que o consumidor usa cartões de crédito e débito da referida bandeira para pagamento de alguma compra efetuada no estabelecimento.

A empresa deverá apresentar as seguintes informações:

– qual a composição da referida taxa em termos percentuais e absolutos, demonstrando documentalmente sua evolução financeira nos últimos dois anos, bem como o reajuste vigente a partir de 22 de abril de 2022;

– esclarecer sobre a negociação da remuneração entre a administradora, as instituições bancárias e os fornecedores do segmento supermercadista, quando formalizadas as transações pelo público consumidor – mediante utilização dos cartões pré-pago, na modalidade débito e crédito (nos casos de parcelamento ou pagamento à vista);

Leia mais  Banco BS2 lança cartão Mastercard Black

– apresentar elementos comprobatórios para a aplicação de reajuste nas taxas;

– demonstrar a taxa de desconto média praticada nas transações envolvendo o segmento supermercadista nos últimos dois anos, assim como, estudo sobre previsão de impacto de custo ao consumidor final após sua aplicação;

O Procon-SP também quer saber da Mastercard quais os termos e condições gerais de contratação de seus serviços e de que forma essas informações são disponibilizadas ao consumidor para ciência.

A empresa ainda deverá comprovar o funcionamento de Canais de Atendimento aos consumidores, para recebimento e tratamento de demandas de natureza operacional, financeira e de segurança.

Os questionamentos deverão ser respondidos ao Procon-SP até o dia 1º de junho.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Procon cria o selo Empresa Verificada para proteção em compras online
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Procon-SP registra recorde de reclamações na Black Friday; Magazine Luiza no topo

Guia do Investidor

Cartão Inter Black é bom? Vale a pena? Avaliação completa

Anna Oliveira

Bradesco, Amazon e Mastercard fecham parceria estratégica para lançamento de cartão de crédito no Brasil

Guia do Investidor

Procon-SP apura redução de 1,92% na cesta básica de junho na cidade de São Paulo

Guia do Investidor

Procon-SP divulga pesquisa de taxa de juros de julho

Guia do Investidor

Itaú The One vale a pena? Veja requisitos, isenção e renda mínima

Anna Oliveira

Deixe seu comentário